Total de visualizações de página

sábado, 31 de dezembro de 2016

Delação da Odebrecht tem de ser tornada pública o mais rápido possível; os brasileiros têm pressa



País não pode continuar refém desse mistério; que a homologação se faça logo para que o processo político possa se organizar

Por Reinaldo Azevedo 07/11/2016,
www.veja.com.br

O Estadão informa neste domingo que a Mãe de Todas as Delações, a da Odebrecht, deve ser homologada ainda neste mês. Vai envolver cerca de 80 funcionários e ex-funcionários do grupo. E um número incalculável de políticos, lobistas, funcionários de estatais, sabe-se lá, vão se tornar alvos. Como naquela música, uma coisa é certa: nada será como antes.

Homologar a delação é só o primeiro passo. Depois vem a fase dos inquéritos, do oferecimento das denúncias, o que nem sempre é rápido… Imaginem, a despeito de todos os cuidados que se prometem tomar, o festival de vazamentos, a quantidade de figurões da política que entrarão na berlinda. Notem: até agora, a Procuradoria-Geral da República não ofereceu, por exemplo, denúncia ao Supremo contra o senador Renan Calheiros. Essa demora em particular nada tem a ver com a morosidade do tribunal. A Lava Jato já dura dois anos e oito meses.

O que isso significa? Que o processo político seguirá refém do noticiário de Polícia. O que fazer? Bem, tanto quanto possível, tocar a agenda: há a reforma política — que já nasce contaminada chego lá daqui a pouco - a da Previdência e a trabalhista. Como isso tudo vai se dar em meio à pancadaria que vai se seguir à megadelação?

Não dá para prever. Sabem aquela brincadeirinha de um suposto marciano que aterrissasse no Brasil com a famosa frase: “Levem-me a seu líder”? Pois é. Será preciso esperar a delação da Odebrecht para saber. Por enquanto, todos se entreolham e perguntam: “Quem é mesmo nosso líder?”.

É claro que o caso já contaminou a próxima eleição presidencial, em 2018. O ideal seria que o país chegasse lá com o regime parlamentarista aprovado. Não vai acontecer. A crise política, infelizmente, será transferida para o pleito seguinte.

Num lúcido editorial, o Estadão observou que “a não poucos delatores interessa tratar as doações de forma indistinta, como se tudo fosse iniqüidade”. Será preciso fazer as devidas distinções.

Reforma política

A reforma política, a que mais avançou até agora, ao menos no debate, já nasce com uma marca de origem ruim: o repúdio à doação de empresas privadas a campanhas. Como observou a Folha, também em editorial, essa perspectiva endossa os vícios que se viram na campanha de 2016: exacerbação do caixa dois, doadores laranja e outras safadezas. Por enquanto, vão triunfando teses estúpidas, como o financiamento público de campanha.

É claro que o país tem de sobreviver, e vai sobreviver, à delação da Odebrecht. O único sentido moral da Lava Jato — além, claro, de punir os bandidos — é fazer com que o Brasil se torne um país melhor. Será preciso ter muita serenidade para que a política não se torne porosa ao discurso de demagogos de direita e de esquerda.

É claro que aqueles que forem vitimados pela Lava Jato não terão condições de se apresentar às urnas. Será preciso ter a devida prudência para que o sujeito ou “a sujeita” não tenha como única virtude “não estar na lista da Lava Jato”. Afinal, é possível não ser um investigado e, ainda assim, ser um desastre para o Brasil.

Essa é uma das razões por que tenho insistido tanto em valores — os valores da democracia e do Estado de Direito. Amplas camadas do Brasil estão com raiva da política e dos políticos. E, como se sabe, por boas razões.

Momentos assim podem levar a decisões estúpidas — individuais e coletivas.

Por isso, acho que cumpre aqui encerrar com um apelo óbvio: tão logo a delação da Odebrecht seja homologada, que não haja sigilo nenhum. É preciso pôr fim à rotina de vazamentos e mexericos. Quanto antes o processo político se organizar em razão da Lava Jato, melhor.

Há milhões de brasileiros à espera de emprego, de uma vida mais digna, de alguma esperança. Expor os crimes do passado tem de ser a condição de um futuro melhor, não o contrário. Que se apresse, dentro do prudente, esse processo todo e que tudo venha à luz.

Sem reservas.

Delação de Odebrecht prova a existência do “País dos Petralhas”



Quem leu “O País dos Petralhas I e II” sempre soube que o PT era mais do que um grupo de assalto aos cofres. Mas a comprovação choca ainda assim

Por Reinaldo Azevedo, 23/12/2016,
 www.veja.com.br

O País dos Petralhas I e II: as delações só confirmaram o que já estava registrado ali, com todas as letras

Não há a menor dúvida, e nunca ninguém precisou de delações premiadas para chegar a esta conclusão, de que o PT não é o único partido do país a receber dinheiro de campanha pelo caixa dois. Pode-se ainda apimentar a coisa: não tem o monopólio no recebimento de propina. Da mesma sorte, os corruptos do país não estão todos abrigados na legenda. É claro que os há também nas demais.

Aliás, neste blog, que está no seu 11º ano, nunca se disse nada parecido. Uma coisa, no entanto, afirmo sobre o petismo desde sempre: os companheiros se organizaram, na verdade, para assaltar o Estado de Direito. O assalto aos cofres públicos era apenas um dos instrumentos para realizar tal intento. Outros foram empregados, como o uso, e nem faz tanto tempo assim, de setores da Polícia Federal para liquidar com os adversários do PT.

Pois bem. Os vazamentos das delações premiadas continuam. A Folha informa que, em seu depoimento, Marcelo Odebrecht revelou que aquela espécie de conta corrente que a empresa mantinha em nome de Lula, abrigada no tal Setor de Operações Estruturadas, buscava financiar operações que mantivessem o chefão petista como uma pessoa influente no Brasil e no mundo, mesmo estando fora do poder.

Bem, eu sempre soube disso sem saber, não é? Os textos que estão nos livros “O País dos Petralhas I e II” informam precisamente um conjunto de ações que buscavam fazer do PT um imperativo categórico da política e único partido com condições de conduzir o governo federal. Todo o resto estaria em sua órbita, inclusive os opositores.

Essa conta corrente, segundo os delatores, era operada por Antonio Palocci, que sempre foi o petista graúdo mais próximo de Lula. A compra do tal terreno que abrigaria o instituto estava lançada nessa contabilidade. Tudo indica que também a ajuda que a empreiteira prestou a candidatos de esquerda da América Latina buscava, em última instância, fazer do petista o grande líder regional. Ou por outra: o Apedeuta não procurou consolidar essa liderança porque, afinal, o Brasil é o país mais rico, com o maior território e a economia mais diversificada… Nada disso! Segundo as delações, o Babalorixá de Banânia preferiu comprar essa liderança.

O exemplo mais claro dessa operação foi o dinheiro que a empreiteira repassou para a campanha de Mauricio Funes, que se elegeu presidente de El Salvador em 2009. A bolada de R$ 5,3 milhões, enviada pela Odebrecht, foi repassada por intermédio de “Feira”, codinome de João Santana, que foi marqueteiro de Funes. Nota: o dito-cujo pediu asilo à Nicarágua. Na verdade, fugiu. É acusado de corrupção e desvio de dinheiro público em seu país.

Bem, as respectivas defesas de Lula e Palocci negam as irregularidades e não comentam as delações, acusando os vazamentos de criminosos. Eu já escrevi aqui quinhentas vezes que vazamentos não são exatamente o melhor exemplo de republicanismo. Por isso mesmo, defendo que tudo seja tornado público, sem sigilo nenhum.

Mas parece difícil negar a evidência de que a empreiteira era a financiadora de uma personagem de aspirações globais chamada Lula. E a construção de tal figura se deu à custa da quebra de parâmetros legais, constitucionais, morais, éticos, econômicos e técnicos. Nada que a esquerda já não tenha feito antes. Nada que os leitores de “O País dos Petralhas I e II” já não soubessem.

Ainda assim, não deixa de ser chocante o depoimento de Marcelo Odebrecht.

Então era mesmo tudo verdade.

E agora me dou conta das vezes em que as pessoas chegavam para mim e diziam, em passado nem tão remoto assim: “Você não exagera quando aponta a vocação ditatorial do PT?”.

Não! Eu não exagerava.

Comentários

Junior Shoji Kuwabara
 
A empreiteira era o braço financeiro que sustentava este projeto de poder e os sonhos megalomaníacos do “amigo”, foi muito mais longe do que todos pensavam, só o que conseguiu foi o recorde de maior caso de corrupção da história do mundo, ainda bem que o sonho foi reduzido a pó e o país se livrou deste câncer. A hora agora é de aprender com tudo isto, exigir transparência, ética, correção nos processos para que nunca mais estas coisas aconteçam e atrasem o desenvolvimento deste país.

Gonçalves J.
 
CONCORDO. SOU TESTEMUNHO desse posicionamento desde o tempo da Primeira Leitura. Por isso o sigo. Esse juízo está sendo coroado com a corrupção e propinas descobertas em âmbito internacional e que Lula assumiu a faixa de capitão do time era tão real como hoje.

Osvaldo Pires
 
Você tem toda razão quando diz que o PT e ditador. Agem como se fosse uma máfia, obedecem só um comando, só um objetivo o poder. Veja os micos amestrados dos Senadores e Deputados, sem vontade própria, com os mesmos discursos decorados. Os participados puxadinhos do PT são braços dos mesmos discursivos.

Vinicius
 
O corpo da Eliza Samúdio até hoje não foi encontrado, mas o assassino fundamentado nas evidências está preso. O que mais será necessário para tirar definitivamente o fanfarrão da circulação?
 
Roberto
 
Ele queria tomar o lugar de Fidel. Só isso. Logo, logo vai tomar mais um lugar na cadeia. Só isso. Mentiroso contumaz e chorão.
 
Marcelo
 
Esse projeto de poder que usa a mentira como norma de conduta e a desconstrução dos adversários como tática de debate é milenar, mais foi aperfeiçoado pelo filósofo italiano Antonio Gramsci.
 
Ricardo Andreucci
 
Reinaldo houve um tempo atrás que eu pensava que: o avanço do lulopetismo socialista iria irremediavelmente tomar conta do Brasil e A. Latina, atendendo os objetivos do Foro de S. Paulo. Sou muito grato ao Dr. H. Bicudo que encabeçou o processo de impeachment, não só de Dilma, mas do lula que dirigia e orientava a mulher sobre como manter a continuidade do plano de poder criminoso do PT, usando o dinheiro sujo da Odebrecht. Entretanto o aparelhamento do Estado foi de tal ordem que ainda levaremos muitos anos para nos livrar daqueles petralhas que estão incrustados no poder e órgãos públicos e que tem saudades dos tempos de vida boa, ganhando sem trabalhar. Agora minha prece vai para o Dr. Moro para prender logo lula o grande chefão da quadrilha petralha. Aliás, por onde anda o Mercadante? E a Graça Foster?
 
Renato Maia
 
Na verdade a Odebrecht não pagava para manter prestígio algum de Lula, ela comprava tráfico de influência para alavancar seus negócios, isso é business man!!! Como bem sintetizou Lobão na música “Vida Bandida”: “Mas o riso corre fácil / Quando a grana corre solta” e em seguida “Ainda não inventaram dinheiro / Que eu não pudesse ganhar”.
 
Ronaldo Silva Jr
 
A história se encarregará de destruir esse castelo de mentiras e quem o elegeu para ficar tanto tempo no poder. E não duvido que o mesmo tenha recebido apoio dos militares para alcançar tal intento. Está tudo muito nebuloso ainda. Vamos aguardar mais um pouco.
 
Tibúrcio
 
“O País dos Petralhas I e II”

CRÔNICAS DE UM ASSALTO ANUNCIADO. (MÃOS AO ALTO I e II)
 
Marcio Araujo
 
Até quando o PT vai negar o óbvio? Ou será que todos nos Brasileiros somos bobos?
 
Rose Armando Salvador
 
A grande verdade é que sempre estamos pagando caro para experimentar todas as coisas ruins que a política pode oferecer, precisamos de uma nova forma de realizar as políticas.
 
Marcio Araujo
 
O meu maior medo chama-se Supremo Tribunal Federal, é nesta corte que se pode assar a pizza a lá impunidade.
 
Ivo Leser
 
Perfeito. Chega de banalizar a corrupção. Só o PT tem ligações com ditaduras. O próprio PMDB está fora disso e o PSDB nem governo era. Por isso é menos visado (não é “proteção”). Só acredita que todos são iguais quem não tem discernimento (infelizmente, a maioria).
 
Marcio Araujo
 
2016 foi o ano da maior VITORIA do JORNALISMO LIVRE, SEM ELE ESTARÍAMOS COM DILMA, É NÃO TERÍAMOS O PETROLÃO REVELADO.
 
Jj Guimarães
 
Não sejamos ingênuos, são apenas negócios. Todos os políticos levaram dinheiro do empreiteiro, ele estava somente expandindo seu mercado para outros países. O dinheiro não tem ideologia!
 
Antonio Renovável
 
Boa Reinaldo vou comprar o livro, realmente esses canalhas conseguiram me iludir até 2002, com o bordão, NÃO RÓBA E NEM DEIXA ROBAR!!!. Mentirosos, essa facinorada PTralha. Vamos lá… vai ter que ser assim: O Temer tem que deixar as investigações prosseguirem e trabalhar muito nas reformas que o País precisa.
 
Admar Luiz Berlatto
 
Pois é Reinaldo, eu que fui ao lançamento de “O País dos Petralhas ll”em Curitiba já sabia – por ter lido o livro l – do projeto de poder e de seus métodos da cambada petralha.

Acho que é hora de “O País dos Petralhas lll”. Isso pra fechar com chave de ouro a epopéia lulo-petista à frente da presidência da republica. São treze anos do lulo-petismo pra ser dissecado e esmiuçado.

Mas, acho mesmo que vc tem de esperar mais um pouquinho. A Lava Jato ainda vai fazer muuuiiito estrago por aí. Principalmente quando vier a tona todo o esquema criminoso da OCRIM comandada pelo capo petista. Todos sabemos quem é ele, né?
 
Márcia de Oliveira Almeida
 
É chocante mesmo! Eu fiquei perplexa quando me dei conta do Foro de São Paulo, dos ideais e da imoralidade do PT.
 
Vicente Otávio da Fonseca
 
Não, nunca exagerou! O sonho do PT e de sua figura máxima, o apedeuta, era o de transformá-lo em algo semelhante ao soviete supremo que tantos males fez à Rússia, com seu representante máximo, repito: o apedeuta, na figura do Stalin.
 
Guilherme Coutinho
 
Reinaldo, gostaria de ler um comentário seu sobre o “lawfare” empregado pelos petralhas contra a lava jato (Juiz Moro, Procuradores e Polícia Federal)
 
João Alberto Gonçalves
 
Fica uma pergunta: quem conhece o Lula dos tempos de sindicalismo sabe que ele e seus companheiros não tinham inteligência para montar tal estrutura (de poder), podiam até conhecer bem como corromper, mas o alicerce foi engendrado por mentes muito mais avançadas que os carcamanos que assaltaram o nosso País… então, que se arrisca a responder? Quem foram os artífices dessa obra prima, que visava à dominação total do Brasil, mas que fugiu do controle pela ganância das marionetes?
 
Ronalde Segabinazzi
 
Ora, qual partido de esquerda não tem vocação ditatorial? É a única maneira que eles têm de se instalar em um país.
 
Marcelo Monteiro
 
Tio Rei, aguarde o depoimento gravado de Emilio e Marcelo Odebrecht!!! Sim, eles gravaram, de viva voz, o depoimento em que entregam o apedeuta!!! Será a pá de cal no comandante do esquema!!! Da pra imaginar?! Uma coisa é a delação, comprovada como documentos e tudo; outra coisa é a imagem dos donos da maior empreiteira do Brasil confessando que compraram o Lula com 23 milhões de reais de dinheiro roubado da Petrobrás!!! ACABOU, LULA!!! VOCÊ VAI PRA CADEIA!!!
 
Gil Lúcio
 
A justiça brasileira precisa copiar a americana: Investiga, coleta as provas e dá escolha aos bandidos:

1) Falar toda verdade e paga o que roubaram.

2) Perder as empresas.

Sem vazamento, sem PowerPoint, sem estrelismo. Afinal, agentes da justiça não são candidatos a astros de Hollywood.

Os EUA ainda não revelou os nomes dos criminosos por razões simples:

1) Se abrirem processos contra inocentes, os agentes responsáveis pelo erro perdem o emprego e o Estado tem que pagar uma fortuna à vítima.

3) Se derem prejuízo para empresas o Estado e os agentes públicos responsáveis podem ter que pagar os prejuízos aos acionistas.

A Odebrecht e Brakem não abriram o pico para salvar Marcelo, mas para não entregar as empresas para o fisco americano. 

Passou da hora de acabar com o circo das operações no Brasil e pensar nos vulneráveis, cujas vidas estão sendo assassinadas péla irracionalidade.
 
Marcio Ruivo
 
Não resta mais qualquer dúvida se ainda havia para alguns poucos, Luladrão é o grande chefe da Facção Criminosa da Estrela Vermelha, conhecida nacionalmente pelo nome fantasia de Partido dos Trabalhadores – PT, parafraseando o lularapio, nunca antes neste país, um homem tão honesto, acima de Deus e de todos, foi capaz de se igualar a ele, em termos de corrupção aplicada aos extremos, obviamente com total apoio da oligarquia das maiores construtoras por aqui instaladas, as mesmas que hoje jazem prejuízos bilionários e estão com a ficha cadastral mais suja do que pau de galinheiro, as investigações parecem estar chegando ao fim, e com ansiosa expectativa de quase 80% dos brasileiros de bem e que trabalham honestamente, de chegar o dia de comemorar muito, a prisão do líder da maior quadrilha que assaltou o Brasil = Lula/PT, ainda que o mesmo já tenha planejado sua fuga, pois esbraveja e acusa forte, somente para platéias formadas de militontos do partido, fora deste ambiente é o mais covarde ser que se pode associar, más isso é compreensível dado ao caráter imoral e sujo deste cidadão do mal, à hora esta chegando e não vemos a hora de comemorar e gritar muito “Lula na Cadeia o Brasil te Odeia”.
 
Antonio Rubens Fagundes Pereira
 
Reinaldo anota aí. Vai acontecer com a delação premiada o mesmo que ocorreu com as aposentadorias do setor rural, onde a concessão exige início de prova material, não bastando à testemunhal, como sedimentado na Súmula 149/STJ: “A PROVA EXCLUSIVAMENTE TESTEMUNHAL NÃO BASTA À COMPROVAÇÃO DA ATIVIDADE RURICOLA, PARA EFEITO DA OBTENÇÃO DE BENEFICIO

PREVIDENCIARIO”. Tal se deu em razão da banalização das aposentadorias com base em duvidosas provas testemunhais, o que vem ocorrendo no âmbito das delações. DINHEIRO NÃO CAI DO CÉU.
 
Flávio Pereira
CADEIA JÁ!!!
 
Camille Claudel
Na época, lendo os livros, eu pensava como uma pessoa que estava sendo alertada. Hoje, a cada revelação, é um choque não porque eu não acreditasse, mas porque é como se eu preferisse que não fosse verdade. A dimensão do assalto é muito maior tão grande que meu raciocínio está escandalizado.
 
César Augusto
Toda vez que o PT acha que vai se safar porque aparecem os podres dos outros aparece um MUITO maior deles. O PT é o pior de todos sem dúvida.
 
Sueli
 
O projeto de poder daquele que se achava o todo poderoso era tornar a população brasileira vaquinhas de presépio. A educação piorou sobremaneira nos últimos anos, surgindo uma geração de nem-nens. Realmente, embora soubéssemos que transformaram um analfabeto em líder, para enganar os incautos, em nome do trabalhador, ainda assim causa espanto o fato de terem chegado ao ponto que chegaram, antes que a Lava Jato brecasse esse descalabro que seria, se a quadrilha continuasse agindo.