Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de março de 2012

As Proporções desta Lambança!


A
 Construtora Andrade Gutierrez, uma das maiores e renomadas construtoras do país. Que expandiu sua atuação alcançando o mercado mundial. Entrou e venceu um Processo de Licitação para viabilizar, o Projeto de Reforma e Modernização do Estádio Gigante da Beira-Rio. Depois em conjunto com o clube, a construtora elaborou a minuta do contrato que definiu as bases da parceria. Processo este concluído em dezembro de 2011. Agora em nota publicada no CP do dia 25/02/2012 alega; que mesmo sem a garantia formal de ser a responsável pela condução do projeto de construção da obra, desenvolveu os estudos e projetos de engenharia para início das obras após assinatura do contrato.
A
garantia formal da construção da obra se definiu, ao vencer o processo licitatório em questão. Após aprovação do contrato pelo Conselho Deliberativo do Clube, a etapa seguinte entrar com o Contrato e Documentação para obter linha de financiamento via Pro copa; programa do BNDES para financiar a construção de Estádios na Copa/2014. A construtora fez a opção infeliz de buscar investidores que não possuíam as garantias exigidas por qualquer agente financeiro em aporte financeiro expressivo. O Banrisul que atua com Agente Repassador dos Recursos do BNDES via Pro copa; ficou com a pecha de lobo mau ao não aprovar as garantias do contrato de Investidores que formou a Sociedade de Propósito Específica (SPE), por não serem sólidos e consistentes ao valor da obra. Além de comentários que circulam que a construtora não teria mais interesse em continuar a parceria.
L
ouvável a Intervenção do Governador ao afirmar, que a Andrade Gutierrez quer transferir a responsabilidade para o Banrisul. O Banrisul agiu dentro das exigências da Lei, coube a Construtora a escolha dos parceiros. Portanto a Andrade Gutierrez quer pressionar, o Internacional em busca de ampliar as bases da parceria em benefício próprio. Num passado recente, um empresário na tentativa de fusão do seu grupo, com o Carrefour fez a mesma gritaria. Pelo visto a construtora só trabalha com investimentos e obras; com financiamento público, pois concluímos que no Nordeste as obras de Natal não tiveram problemas. A Construtora AG quer largar o projeto por falta de interesse, ou simplesmente embolsar o lucro, mas socializar os prejuízos. Ao Clube resta aguardar o desfecho e tomar providências cabíveis após definição. Mas de qualquer forma a Construtora ficará, com seu nome abalado perdendo o conceito de estar entre as maiores construtoras do mundo?
                                                                                          Um Abraço,
                                                                                          27/02/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário