Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Baldes de futilidade, sem caridade



Por Felipe Bortolanza – Interino, 25/08/2014, www.diariogaucho.com.br.

Campanha de arrecadação de dinheiro para financiar o combate a uma doença é uma das coisas MAIS nobres da humanidade. Subcelebridades jogando água com gelo na cabeça sem ter noção do objetivo inicial do ato é a MAIOR imbecilidade da internet nacional na atualidade.
A ideia de banhar-se, gravar um vídeo e postá-lo na rede atraiu famosos internacionais para gerar um fundo que ajuda a combater a enfermidade rara chamada Esclerose Lateral Amiotrófica. Na semana passada, em poucos dias, figuras do quilate de Mark Zuckerberg, Bill Gates e Lady Gaga geraram doações de U$ 15 milhões (quase R$ 40 milhões).
No Brasil, personagens de expressões duvidosas e cada vez com menos roupas também entraram na onda. Resultado: até agora, míseros R$ 300 (133 mil vezes menos !!!) caíram na conta de uma entidade que se dedica à doença que, a exemplo de Alzheimer e Parkinson, é degenerativa do sistema nervoso. A degeneração de neurônios e na medula espinhal limitam os movimentos de pés, mãos e músculos usados para deglutir, falar e respirar. Em estágios mais avançados, pode até paralisar os olhos.
Além disso, não há tratamento capaz de retardar ou barrar o avanço da doença. O que existem são medicamentos que controlam os sintomas, oferecendo maior independência aos pacientes. Espero que os aproveitadores de plantão leiam a gravidade da doença e parem com o exibicionismo ridículo na internet. Seria muito melhor abrir a carteira para doar dinheiro em busca de uma descoberta de cura. Ou doem sangue e postem foto disso na internet. Ou visitem idosos em asilos. Enfim, sejam úteis e não nos brindem com baldes cheios de futilidade e vazios de caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário