Total de visualizações de página

sábado, 9 de março de 2013

A MUTUCA CUBANA

Quem é do campo sabe que a mutuca tira o boi do mato. Mutuca é aquela mosca graúda cuja picada é dolorosa nos animais de porte grande como cavalos e bois. Pois a jovem Yoani Sanchez é a mutuca do fidelismo e suas ferroadas no regime cubano são as postagens que faz na internet.
Depois de cinco anos de tentativas para poder viajar ao exterior, Yoani Sanchez conseguiu um passaporte e sua primeira parada internacional veio a ser no Brasil, desde a última segunda-feira quando desembarcou em Recife. A jovem cubana pode sentir que ainda não estava chegando ao Primeiro Mundo. Um bando de boçais promovia manifestações contra ela com slogans “Fora, Yoani!”.
Os manifestantes – 20 gatos pingados – fazem parte do “Fórum de Entidades de Solidariedade a Cuba” o que não deixa de ser interessante. Trata-se de um movimento que defende o estado comunista e não o povo cubano. Geralmente, quando fóruns de solidariedade são criados no exterior eles mostram-se solidários aos cidadãos do país e não ao próprio país.
Teria muito mais sentido um movimento de solidariedade ao povo cubano que vive há mais de 50 anos sob o tacão dos irmãos Castro, responsáveis por presos políticos e por milhares de mortes de cubanos nas águas do Caribe, os quais buscavam, de qualquer maneira, a liberdade nas praias da Flórida.
A jovem Yoani Sanchez conta tudo o que é proibido em Cuba nas suas postagens em seu blog e como se tornou uma personalidade oposicionista não é mais possível eliminá-la como tantos outros foram quando a rede mundial não tinha tanta importância e nem a força atual.
Como somos uma democracia, Yoani ainda terá de aturar outras manifestações boçais como a de Recife e, provavelmente, não será diferente em Porto Alegre quando estiver na capital gaúcha para participar do 26º Fórum da Liberdade. Por Rogério Mendelski, CP, em 18 de fevereiro de 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário