Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Expondo a Má Gestão da Saúde!



Q
uem possui o hábito de acompanhar o noticiário vinculado nas diversas mídias do país; não terá nenhuma surpresa, com as constantes queixas contra o sistema SUS de saúde. Que na visão de nossos governantes avança: como cola de cavalo o programa de saúde pública nem para baixo cresce. Estagnou na ineficiência que olhando os serviços e o caos constantes nos hospitais e emergências concluímos: nossos governantes adotaram um programa de saúde falido desde sua implantação? E que vem a cada dia dando sinais e provas da falta de um projeto consistente: sem fiscalização, aplicação de verbas estabelecidas no âmbito federal, estadual e municipal a saúde ficou a deriva, e carente de investimentos maciços e um constante aprimoramento. Fazendo uso da informática, e equipamentos de última geração disponibilizados nas diversas áreas que compõem o sistema de saúde encarregado de prover a saúde no país. Pois, é inaceitável que políticos e governantes se recusem a colocar à disposição da sociedade serviços como: atendimento imediato as consultas e exames marcados; cirurgias e tratamentos com terapias e aqueles exames complexos como; ressonância, tomografia computadorizada e ecografia, e consultas com especialistas. Perguntar aos nobres políticos e governantes que foram eleitos, e empossados para gerir e prover a sociedade de bons serviços; sem distinção, em igualdade de condições e atendimento. Contudo a estrutura criada privilegia uma minoria. Mas, não é justo e condizente que nossos políticos tenham um tratamento diferenciado, enquanto a sociedade e maltratada nas filas de emergências. Exatamente pesos e medidas diferentes; dando um péssimo sistema de saúde e serviços à sociedade; enquanto como dirigentes e autoridade todos desfrutam de bons planos de saúde. Onde não encontram fila de espera, os melhores especialistas, tratados com a máxima atenção; não enfrentando superlotações nas emergências, e nem falta de leitos em hospitais como: Incor, Sírio Libanês e outros, na realidade nossos governantes são recebidos com pompa e tapete vermelho, ou seja, recebem tratamento VIP? Os serviços de saúde de governantes e políticos são de 1º mundo nada a reclamar!
S
em tempo e paciência de esperar melhorias na área de saúde, a sociedade cansou de promessas. Aguarda o cumprimento com a implantação de um programa de saúde pública; onde a medicina brasileira ofereça os mesmos serviços de excelência prestados: ao lula, a Dilma e filhos de eike e do Leonardo. Pois, sabemos do avanço e prestígio alcançado pela medicina brasileira; com destaque nas diversas áreas e rompendo fronteiras. Não deve nada a medicina praticada em países do 1º mundo. É hora, dos governantes e políticos colocarem a mão na massa: e deixar de lado vaidades pessoais e partidárias e gerir a coisa pública; para quem de direito, e pelos quais foram escolhidos para representar. Que a classe A tenha e usufrua destes planos é compreensível, mas que governantes e políticos que são remunerados pela sociedade; imponha mais este sacrifico, incluindo nos seus gastos planos de saúde que seria privilégio dos ricos, enquanto a patuléia recorre ao SUS?
N
um sistema de saúde, onde as obrigações são compartilhadas, cabendo aos governos federal e estadual de repassar, a municípios no mínimo um estoque, de vacinas condizente com sua população.  Campanhas de vacinação preventiva contra o vírus H1N1 para evitar, a contaminação da gripe A fica prejudicada; pela falta de vacinas nos postos de saúde e clínicas particulares. Aqueles que foram excluídos por critérios duvidosos irão atravessar o inverno sem proteção, portanto sujeitos ao vírus da gripe A. Que seguirá fazendo vítimas na capital e interior, mas, com soluções paliativas como a vacinação por grupos de riscos e do perfil etário a dedução lógica, os excluídos serão afetados.  Mas, contagia não pela prevenção, mais acima de tudo pelo despreparo e omissão sem responsáveis em se tratando de um problema recorrente na saúde pública? E a população foi orientada ao uso do tamiflu, aí a situação se agrava, pois a gripe A agradece o Tami fu causado a sociedade? Pois, agora pobre sociedade fica jogada, a sorte e a boa vontade dos serviços prestados pelo SUS. Assim como os planos de saúde na hora da captação de usuários só apresenta vantagens.  Todavia, quando o associado precisar utilizar os serviços contratados surge às restrições para o seu atendimento: são exigidas carências para consultas e exames; ou seja, começam os problemas e martírios para os associados? Um plano de saúde pago com sacrifícios, para ter um diferencial no atendimento junto a médicos e hospitais e emergências. Contudo, o tratamento dispensado é igual ou pior ao prestado pelo SUS. Por outro lado fica a impressão da sociedade servir de cobaia, em relação aos serviços, medicamentos e tratamentos que comprovados sua eficiência são aplicados a políticos? Não seria o caso aproveitar a estrutura boa montada pelos planos de saúde ofertados aos políticos; com ajustes na estrutura do SUS e todo o programa de saúde pública teria eficiência nos serviços prestados e disponibilizados a sociedade em todo o país? Daríamos um basta a políticos explicando o óbvio, mas sem a preocupação com o sofrimento da população. Contudo quando o tema diz respeito a benesses aos políticos não tem hora: tampouco inconveniente tudo e executado as pressas. Todavia, o bem comum a sociedade não é prioridade para políticos, se fosse não teriam relegado o SUS e o programa de saúde pública implantado neste caos e sucumbindo como sistema? Chega de políticos com abobrinhas, mas precisamos de uma ação com vontade política para reverter à qualidade e os serviços da saúde pública prestada pelo Estado? São problemas recorrentes do nosso cotidiano expondo cada vez mais a má gestão pública.
                                                                             Um abraço,
                                                                             02/07/2012.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário