Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de março de 2014

TEREMOS PRESÍDIOS DECENTES?

Por Rogério Mendelski, 04/09/2013, www.radioguaiba.com.br.
De tanto se criticar o sistema prisional brasileiro é que seguidamente ouvimos uma certeza popular: ”Presídios decentes no Brasil só quando os políticos forem para cadeia como qualquer outro bandido”. Pois não é que Secretaria de Segurança do Distrito Federal , segundo o jornal Correio Braziliense, “se prepara para a eventualidade de receber em regime semiaberto os condenados no processo do mensalão"?
O Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento de Brasília (SIA), será adaptado “com salas para internos com notoriedade que devem ser separados dos demais por questão de segurança.” Os hóspedes para tal ambiente serão identificados por sua situação social ou posição de destaque pelo alto poder aquisitivo ou político.
É de se destacar que não será uma nova política prisional para todos os que devem pagar pelos seus crimes contra a sociedade, mas apenas para uma elite de criminosos. A reforma do CPP se preocupará com o perfil de detentos especiais que podem ser considerados no sistema penitenciário alvos de rebeliões, extorsões ou outro tipo de exploração por condenados perigosos. As celas serão diferenciadas e terá cama móvel (diferente das demais, feitas de alvenaria e fixas), fiação para tevê e piso de cerâmica.
Ainda estamos muito distantes de outros presídios em países com política penitenciária preocupada na recuperação de seus criminosos, mas não deixa de ser um tímido início a partir dessa nova possibilidade – a ida para a cadeia, mesmo que seja no regime semiaberto, da turma do colarinho branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário