Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Justiça, valor fim (Fonte: CP 19/05/2013).

Justiça expressa enraizamento de valores, particularmente no que tange à vida e à liberdade. Justiça como precondição da vida legal e normal. o valor e a virtude da justiça são elementos centrais da política, do social e da moral. Sinalizando a retidão do comportamento humano. Nascer em sociedade significa aprender as normas e regras dessa sociedade. Esse processo é a socialização dessas normas e regras. Tudo começa neste aprendizado pela assimilação da relação igualdade e desigualdade. Ser justo no ensinamento aristotélico significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais. As pessoas diferem e cada uma é única. Mas na singularidade partilhamos certos valores essenciais. Como membros da sociedade somos legalmente iguais. Por isso, o conceito formal de justiça significa aplicar aos membros da sociedade as mesmas normas e regras. Na busca da máxima justiça.
As normas e regras podem ser declaradas injustas, entretanto o julgamento da justiça, feita pelo Estado, de forma estática, realiza-se por mérito e competência e vai muito além do exame formal de normas e regras. Busca-se pelo julgamento a virtude da justiça. Os julgamentos têm o caráter distributivo. Significam distribuir honra ou vergonha, punição ou recompensa. A Justiça deve ser impessoal e imparcial. Jamais ato resultante de gosto ou desgosto, paixão ou interesse, influência ou caridade, piedade ou bondade. Ser justo, às vezes, pode ser cruel.
O símbolo da Justiça é uma mulher de olhos vendados, segurando uma balança. Justiça é um conceito dinâmico. Não é cega. Seus olhos são fixos no futuro. Cujo vigor se refaz no arejamento moral e cultural dos juízes e atores do processo. Seja feita justiça e que o mundo pereça. Fiat Justitia pereat mundus, sentenciavam os romanos. O Correio do povo é veículo ideal para fazer justiça a meu pai, Nicanor Lima, falecido, velho agente do róseo em Lagoa Vermelha por mais de 30 anos, e o faço em nome da verdade e da gratidão pelo sonho que ele viu realizar-se: a educação superior de seus filhos. Os filhos de um velho servidor da justiça e agente do Correio do Povo. A liberdade é valor meio, a justiça é valor fim. Só pela justiça haverá paz! Jarbas Lima, Professor de Direito da PUCRS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário