Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de novembro de 2015

'Há risco de desastres ainda maiores', diz senador que investigará tragédia de Mariana



Ricardo Ferraço (PMDB-ES) critica sucateamento do órgão responsável por monitorar as barragens de resíduos de mineração no país: 'Desorganização do governo chegou a nível de colapso'

Por Laryssa Borges, de Brasília,
 22/11/2015, www.veja.com.br


Senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES): 'Não é falta de lei. É falta de governo, é falta de Estado'

A gente olha para aquelas barragens e parecem barragens que crianças fazem nas praias. São barragens feitas do próprio rejeito

Pouco depois das 16 horas do dia 5 de novembro, o distrito histórico de Bento Rodrigues, na cidade mineira de Mariana, foi varrido do mapa por uma enxurrada de 62 bilhões de litros de lama resultantes do rompimento de uma barragem da mineradora Samarco. Outros sete distritos de Mariana foram afetados. Doze pessoas morreram e moradores da região continuam desaparecidos. A fauna do rio Doce foi praticamente aniquilada e não há estimativa segura sobre a possibilidade de revitalização da bacia hidrográfica da região. Em Brasília, a quase 700 quilômetros de distância da tragédia, a presidente Dilma Rousseff nada fez de concreto - sobrevoou a região do acidente apenas uma semana depois do rompimento das barragens. No Congresso, a esfacelada base aliada trava uma briga de foice para, nas eternas discussões sobre um futuro marco regulatório da mineração, amealhar um naco dos bilionários royalties do setor: nenhum interesse real em ampliar a fiscalização das mineradoras, generosas doadoras nas últimas campanhas eleitorais. Duas semanas depois do pior desastre ambiental de que se tem notícia no país, o Serviço Geológico do Brasil mapeia com preocupação os estragos do mar de lama. Na Câmara dos Deputados, há mobilizações tímidas em torno de uma CPI e uma comissão externa foi criada. No Senado, também um conjunto de parlamentares se propõe a mapear os estragos e responsabilidades do desastre. Para o relator desse grupo, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), a tragédia era "anunciada", já que governo e mineradoras se eximem ano após ano de fazer políticas estruturadas para o setor.
A tragédia foi negligência do governo federal?
 Ainda que não tivéssemos nenhuma informação precisa a respeito do nível de fragilidade das barragens de rejeito no Estado de Minas Gerais, essa é uma tragédia anunciada porque existem leis, um marco legal. A Lei 12.234, de setembro de 2010, estabelece todos os deveres, responsabilidades e diretrizes de barragens e detalha a responsabilidade evidente da companhia e do órgão público. Para mim nessa tragédia está caracterizada como uma omissão mútua. É claro que houve falha e omissão por parte da empresa e também por parte do órgão fiscalizador.
O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) está sucateado há anos?
O Departamento Nacional de Produção Mineral é um órgão falido, abandonado e não tem recebido por parte do governo qualquer atenção para que ele possa cumprir suas tarefas. Ao DNPM foi dada uma missão e não foram dados os meios para que ele pudesse cumprir a sua missão. Não é falta de lei. É falta de governo, é falta de Estado.
O DNPM não tem sequer gasolina para fiscais vistoriarem as barragens?
O órgão sofreu ao longo do tempo uma brutal desidratação. O DNPM foi abandonado e hoje pode ser classificado como 'a pão e mexerica', como se diz popularmente. Isso é surpreendente porque a presidente da República, se não conhece, deveria conhecer a realidade desses fatos, já que foi ministra de Minas e Energia e chefe da Casa Civil. Deveríamos ter um DNPM equipado, mas o desmonte do Estado brasileiro coordenado pelos governos do PT desmontou tantos outros órgãos como esse. É bom que se diga que esses órgãos têm sido dirigidos por indicações políticas, são acordos partidários e políticos que dominam as principais diretorias dele. O DNPM não é um órgão que tem sido respeitado dada a sua importância. Só investiram 1,3 milhões de reais em fiscalização este ano.
O diretor de fiscalização da atividade minerária do DNPM, Walter Lins Arcoverde, chegou a dizer que o órgão não dá atestado de estabilidade?
O DNPM classificava essa barragem da Samarco como barragem de baixo custo porque é gerenciada por uma empresa de classe global, as duas maiores mineradoras do mundo - a australiana BHP e a brasileira Vale. É evidente que houve uma falha inaceitável. Qualquer coisa que essas companhias façam para mitigar os efeitos e as conseqüências disso serão muito pouco perto do prejuízo que estamos enfrentando em razão da deterioração do Rio Doce, que é uma das mais importantes bacias do Brasil. É impressionante como uma presidente da República que, além de ministra de Minas e Energia, teve seu fiel escudeiro Giles Azevedo como secretário nacional de Produção Mineral, não saiba o nível de deterioração e de ausência de capacidade do DNPM de cumprir a tarefa de fiscalizar. A prova desse sucateamento do DNPM é o próprio orçamento dele. A desorganização do Estado brasileiro está chegando a um nível de colapso.
O que o senhor achou dos valores preliminares das multas impostas à Samarco?
 Ficou comprovado o desleixo em relação a uma estratégia de contingência. Em caso de um acidente deste acontecer, quais são os melhores recursos para que vidas humanas fossem poupadas? Há menos de um ano houve um acidente dessa natureza no Canadá - até então o maior acidente do mundo - mas o volume de material sólido e a água e rejeitos em Minas é duas vezes e meia o acidente no Canadá. Historicamente temos o problema também de que grande parte dessas multas não são efetivadas. O governo federal dispõe de 30 bilhões de reais em multas por crimes ambientais, das quais para apenas para 5 bilhões de reais não há mais recursos. Ou seja, o governo sequer consegue cobrar as multas que pratica.
A presidente Dilma tem recebido críticas porque, ao liberar o saque do FGTS para vítimas em Mariana, classificou o episódio como "desastre natural" para fins de resgate do benefício?
É precipitado a presidente da República baixar um decreto considerando isso um acidente natural. Se é natural, não é culpa de ninguém? Com base em que esse decreto da presidente da República foi estruturado? Não é possível neste momento isentar quem quer que seja da apuração e da atribuição de responsabilidades. O leite está derramado. A lama está derramada.
Sempre que o Congresso começa a discutir o marco regulatório da mineração, o foco é a partilha de royalties, e não políticas de mitigação de danos ou de proteção ambiental?
O Código de Mineração está tramitando há pelo menos cinco anos. Ele está derrapando, andando de lado lá na Câmara e não tem considerado questões estratégicas do setor de mineração. Ele tem olhado para a questão do quinhão, do quanto que é meu e do quanto que é seu. Essa discussão não está sendo séria. Esse puxa e estica é o que dominou a cena desse código, que adormece na Câmara dos Deputados à luz da necessidade de ser revistado. Mas sejamos sinceros, não é um problema de lei porque o problema das barragens não é um problema específico do Código.
A lei é suficiente?
É um problema de lei? Acho que não. O que não faltam no Brasil são leis. O problema é a efetividade dessas leis. O fato objetivo é que a mineração no Brasil é olhada como uma coisa meio que marginal, acessória, ainda que seja uma atividade que gerou no ano passado 80 bilhões de dólares e ainda que haja responsabilidades, porque essas empresas pagam o royalty de mineração, o Cfem (Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais), e parte desse Cfem deveria ir para o órgão exatamente para estruturar essas políticas.
O Cfem não está sendo pago?
De 2009 a 2011, as empresas deveriam ter recolhido ao DNPM 160 milhões de reais de Cfem. Desembolsaram apenas 23% disso. Não repassam por desorganização, por sonegação, porque ninguém gosta de pagar imposto, porque o órgão não fiscaliza. A coisa é tão grave que o DNPM, por ausência de meios, fazia fiscalização por amostragem. Eles iam nas barragens de empresas menores, mais vulneráveis, porque imaginavam que em empresas de classe global, como a Samarco, estariam cuidando adequadamente.
Os presidentes da Vale e da BHP devem ser chamados à responsabilidade?
Acho que sim. A Samarco tem dono, a Vale e a BHP. Além dos donos, tem um corpo executivo que precisa responder por essas coisas. Não queremos nos precipitar porque o presidente da Vale não tem responsabilidade no dia a dia da empresa. Mas simbolicamente evidentemente ele tem que ser chamado à responsabilidade.
Que tipo de trabalho a comissão externa do Senado fará em relação à tragédia de Mariana?
A gente olha para aquelas barragens e parecem barragens que crianças fazem nas praias. São barragens feitas do próprio rejeito. A comissão vai diagnosticar o cenário das barragens, verificar por que os acidentes aconteceram e se propõe a fazer estudos para apontar caminhos para que esse tipo de tragédia não aconteça. Isso que aconteceu nessas barragens pode ser a ponta do iceberg porque, se essas barragens estavam com esse nível de fragilidade, e temos 660 barragens cadastradas no DNPM, qual é a real situação dessas barragens de rejeitos Brasil afora? Qual a garantia de que não vai acontecer de novo? Nada é tão ruim que não possa piorar. O que aconteceu é ruim, mas o que pode acontecer é muito pior. A tragédia que aconteceu tem uma dimensão inaceitável, mas precisamos ter a dimensão que pode acontecer mais tragédias. Não há hipótese de não esclarecermos todos esses fatos. Precisamos de respostas para o que aconteceu. É preciso que a gente avalie o grau de compensação que a companhia está atribuindo às cidades, às pessoas, às vidas humanas que foram ceifadas. Queremos avaliar tudo o que aconteceu, a capacidade da empresa, a atuação dela e a extensão do dano ambiental.
Não foi infeliz a Samarco dizer que não é o caso de pedir desculpas pela tragédia? 
Acho que a empresa está errando desde o começo em sua estratégia de relacionamento com a comunidade. Com as pessoas e lideranças da região há uma reclamação só: é como se a empresa achasse que está fazendo o máximo e não tivesse a compreensão para entender que o máximo que ela fizer é o mínimo para poder justificar isso que é injustificável. Acidentes acontecem, mas acidentes desse tipo não podem acontecer. Não tem porque acontecer.
 
Comentários

Ronaldo força
22/11/2015 às 22h39min
Entrevista onde se identifica um elemento, ao contrário do que afirmou, sem vergonha na cara. Sujeito desclassificado, querendo trazer os mesmos truques, antes preparados e que a população já os identificam. Além de ser o chefe do maior roubo na história do Brasil e do mundo, procurou sempre dizer o que a incompetente da Dilma deveria fazer. Só não a convenceu de deixar à candidatura a presidência em 2010, pois não é só pobre que gosta de poder e luxo, doida, também, gosta. O Luladrão está querendo comprovar as pesquisas que lhe são contrárias e tentar enganar mais uma vez o povão que já está enojado de suas mentiras. Saiu da entrevista e foi experimentar seu cacife diante do dia da cidadania negra em Salvador, levando uma sonora vaia. Creio que tentará mais uma duas vezes se apresentar publicamente, sem os cães amestrados, e depois desistirá pelo fato de poder ser agredido fisicamente. É um homem de “moral frouxa” como disse o político da base Ciro Gomes e que gosta de misturar o público com o privado. Sua carreira de político está acabada, podendo crescer dentro da população carcerária, matando e roubando os companheiros de cela para não perder o costume.

Silva
 22/11/2015 às 22h35min
P.S.: não concordo com a intervenção militar.

Francisco Costa
22/11/2015 às 22h32min
Mentiroso e dissimulado, o Lula em março de 2010 inaugurou obra inacabada e suspeita da refinaria da Petrobras em Araucária no Paraná o TCU questionava por suspeita de superfaturamento. Em reportagem do Jornal O Estado de São Paulo do dia 13/03/2010 – ano 131. Nº42515 pág. A4 o Estadão deveria fazer uma reportagem especial da operação lava jato e iniciasse com essa reportagem quem sabe grande parte daqueles que ainda acreditam no malandro Lula se dêem conta de uma vez por toda de que realmente a vergonha na cara e ética que tanto ele diz ter é tão somente enganação, engabelação e mentira.

Fpenin
22/11/2015 às 22h30min
Augusto,
Muito me irrita a afirmativa da imprensa de que Lula, o indouto amoral, ilude as pessoas com o seu palavreado de quinta. Ilude a quem? Tirem-me dessa, por favor. Outros milhões de pessoas que têm neurônios funcionantes encontram-se na mesma situação.

Silva
22/11/2015 às 22h23min
O que está acontecendo no Brasil? Por que a oposição não fez campanha mais aguerrida ano passado no Brasil em face da presidente petista?
Pode-se analisar, concordar ou até discordar, tirar as próprias conclusões, mas é uma enumeração e tanto…

Fábio Luís Inaimo
22/11/2015 às 22h17min
É como disse a Maria-Maria abaixo; Lula é o poderoso PETRALHÃO!

Carlos Silva
22/11/2015 às 22h15min
Pior que Lula só nossa justiça o STF que permitiu esta corrupção total e absoluta e nada fez ou fez entrou nela também, salve o Juiz Sergio Moro só ele hoje e justiça de fato. Cadê os Militares? Cadê? Não da mais, só roubo, na política, nas ruas, dentro de nossas casas e mortes, ate mesmo dos rios. PT detonou o Brasil. Incompetência faz isto mesmo e ainda ajuntou com a corrupção estamos na lama. Lula dando entrevista para que? E só mentiras mesmo. Perda de tempo. Vem para rua

Fábio Luís Inaimo
22/11/2015 às 22h13min
O corajoso tem a cara de pau maior do mundo!! Age como se todos fossem o que ele é; IGNORANTE!!!

Paulo Souza
22/11/2015 às 22h02min
Para a imprensa de uma maneira geral: Parem de dar espaço para essa “pessoa” não falem mais dele nem com ele, só assim ficaremos livres dessas mentiras dessa voz desse traste.

Ernesto
22/11/2015 às 21h54min
Recentemente, a Globo News, em seu programa semanal “Dálogos”, com Mário Sérgio Conti, entrevistou o Stedile. E, uma semana depois, o Danilo D´Ávila entrevistou Lula.
Essas iniciativas, a meu ver, apenas dificultam ainda mais a já difícil tarefa de extirpar a seita lulo petista de nossas vidas. Parece que a Globo News ainda não percebeu a grande mentira de que todos fomos vítimas com a tomada do poder pelo PT. Aparelhamento do Estado, governança imbecil, mentiras em campanhas eleitorais, financiamento de campanha com produto de roubo, contagem de votos suspeita por não permitir conferência e recontagem, enfim, tudo de ruim que representa essa quadrilha não reuniram ainda condições de convencer os responsáveis pelo mencionado canal de assinatura sobre a total falta de atributos para que o partido político – petismo – possa receber essa denominação.
Eu sou visceralmente contra esse tipo de espaço que a mídia concede a esses vagabundos.
O lugar deles é, primeiro, o ostracismo, determinado pelas pessoas de bem, haja vista as inúmeras manifestações já realizadas nesse sentido – passeatas, grandes movimentos, panelaços, buzinaços, protestos em livrarias e restaurantes, concentrações em praças e o mais.
Quando o Lula, a Dilma ou outro mentiroso petista cometem suas declarações em jornais, revistas, rádio, televisão, etc., faço o que todo brasileiro decente está fazendo. Não dou trela para os larápios, simplesmente me retiro do canal, do programa radiofônico, ou deixo de ler a manifestação. É que não dá mais para suportar a atitude canalha de declarar, em alto em bom som, que somos todos otários.
Recentemente, SBT também entrevistou o Lula. No horário, a audiência, que já é magra, caiu de 4% para 3%, ou seja, uma queda de 25%. Ninguém quer mais ver, ouvir ou ler esses impostores.
E, depois, o segundo lugar é a Cadeia, que está sendo cuidadosamente preparada pelo Doutor Moro e outros valorosos magistrados que não estão se deixando contaminar pelos reveses que o Estado Democrático de Direito vem sofrendo em algumas instâncias da justiça brasileira.

Sara
22/11/2015 às 21h46min
Augusto, boa noite.
Esse Lula já pegou o hábito de mentir e enganar, não muda mais, questão de caráter.
Mudando de assunto, você viu o que fizeram com o Congresso depois que tiraram os acampados pró impeachment de lá?
Nossa bandeira jamais será vermelha?

Foraptecomunismo
22/11/2015 às 21h36min
Mais uma entrevista chapa-branca, está na cara que as iniciativas partem do próprio Vigarista, para tentar recuperar sua reputação.

Zé do Golpe
22/11/2015 às 21h29min
Pai da mentira e mestre na arte do toma lá, dá cá, juntou uma imensa fortuna para si e seus parentes sem ter nunca trabalhado. Não se importa com o país ou com os brasileiros. O seu quarto governo continua sendo uma fábrica de pobres, de bandidos e de aventureiros metidos a revolucionários e intelectuais.
Só visa o lucro imediato, eleitoral e financeiro.
Criador das sucessivas crises que o Brasil enfrenta, não por incompetência, mas por pura safadeza, a fim de implantar um regime baseado na exploração que quem produz para favorecer aos amigos da ocasião.
Contamina a tudo e a todos por onde se infiltra, destruindo a esperança do país

Nunca antes na estória...
2/11/2015 às 21h25min
Essa entrevista foi na TV a cabo(“rico” assiste e pobre não), ou seja; Como ele não engana mais quem sempre enganou, agora vai tentar enganar quem ele nunca enganou.

Alves
22/11/2015 às 21h17min
Espera seu apedeuta, falastrão, você não engana mais ninguém. Quero ver o dia que PF bater na sua porta de manhãzinha. Mas preste atenção! Comece a dormi de sapatos, la no gráfico do Procurador da República de Curitiba ta faltando um chefe. E o MORO não perdoa mesmo.

Amilcar
22/11/2015 às 21h06min
Levando-se em conta que trata-se de um Doutor Honoris
Causa em Canalhice, o que se pose esperar dele? Mentiras?
Safadezas? Vergonha na cara? Moralidade? O brasileiro é
muito burro mesmo.

Betrix
22/11/2015 às 21h00min
Como a mãe do apedeuta era analfabeta, talvez a pobre infeliz não soubesse explicar ao vagabundo que gerou o que significa ter ‘vergonha-na-cara’! Sem querer desmerecer ou ofender a mãe do MAIOR CORRUPTO(R) da humanidade, mas, a verdade é que ela (sem querer) gerou um pulha!
Pelo jeito, a ‘vergonha na cara’ a que LULA se refere, e como a entende, é a de ter, literalmente, muitas vergonhas (crimes) pregadas em sua cara (seu nome); e isso, de fato, não lhe falta.
LULA PIXULECO = VAGABUNDO, LADRÃO, CRETINO, MERCENÁRIO, CARA-DE -PAU, BANDIDO, COVARDE e BURRO. A Papuda lhe aguarda!
VIVAAAAAAA O JUIZ SERGIO MORO E SEUS BRAVOS!!!!!!!!!
VIVA A PF!!!! VIA AS FFAA!!!!!! VIVA O BRASIL -verde e amarelo!!!
FORA CORRUPTOS da Esquerda, PT, PSOL, PCdoB, e afins!!! FORA DilmANTA e LULaDRAO!!!!!

Ser
22/11/2015 às 21h00min
Boa noite brasileiros e brasileiras da razão e coração.
Boa noite AN.
Com certeza, estes ente, não é um brasileiro da razão e coração.
Este ente, não é digno, nem de ser brasileiro.
A história dirá e registrará todas as verdades, pois, as mentiras e o faz de conta, não sobreviverão para o que está por vir.
A face da justiça dos justos, de uma maneira ou de outra, é a natureza, fará a sua parte na transparência da farsa.
Até os idiotas e submissos vendidos, se dobrarão as verdades.

Well
 22/11/2015 às 20h59min
Como na Grécia antiga, Lula cobra pelas “aulas” e ilude, com suas mentiras, a gregos de todos os níveis. Impressiona a carência de lúcidos que critiquem as falas desse canalha.

Roberto Costa
22/11/2015 às 20h52min
Ótimo texto! Esqueceu da melhor da parte, quando o Lula resolve falar de alternância de poder. “Vou te falar o que é alternância de poder, querido Roberto. Fiquei 16anos como presidente do sindicato dos metalúrgicos…” E por aí vai

Guilherme
22/11/2015 às 20h48min
Não consigo mais ter raiva do senhor Luiz Inácio Lulla da Silva, sinto pena de sua figura patética que ele se tornou. Seu nome estará inscrito na lata de lixo da história brasileira.
Huni
22/11/2015 às 19h56min
Pra mentir ninguém precisa de curso algum, e nem ser exímio’. O estrupício MENTE, ele não sofisma, apenas MENTE. O sofista é perigoso e desonesto e até um criminoso, mas o que Mente como o lullarápio é CRIMINOSO DESCARADO. O pulha é um crime ambulante, um crime contra cada linha que erige uma Sociedade Civil.

Olavo
22/11/2015 às 19h46min
Isso passa de sofisma, é cara de pau mesmo! Mente mais que bula de remédio, e o povo ignorante por falta de estudo acredita nele como se um Deus fosse. Paizinho atrasado! Ainda assim, 80% dos revoltados contra tudo isso que esta ai vai dar uma lição no PT e seus aliados já a partir da próxima eleição. Um partido que não respeita as leis no mínimo tem a intenção de dar um golpe no país. Com estas instituições compradas, é bem possível. O que estamos assistindo hoje são os governos bolivarianos afundando e deixando o povo na pior. E o PT insiste nessa política burra indo na contramão do mundo evoluído. O Lula quando presidente se desfez varias vezes do governo dos Estados Unidos que na época estava num momento ruim com sua economia. Hoje, estamos falidos com essa política econômica estúpida que o PT instalou no país. Vamos assistir o país quebrar calados. Os manifestantes que estavam no congresso já foram expulsos. É a ditadura da esquerda mandando ver, e cadê as instituições democráticas do país? Existem?

Ex-petroleira
22/11/2015 às 19h35min
Um dia dirá o mesmo sobre o petrolão? Aonde? Atrás das grades?????

Luiz Vidente
22/11/2015 às 19h27min
O que? A Dilma não é mais interina do boquirroto?

Soninha
22/11/2015 às 19h09min
Ele só quer ficar em evidência, a imprensa tem que esquecer este Sr. filho de uma analfabeta, que nem percebeu que ele mentia desde pequenino e devia ser engraçadinho, agora é um grandinho sem graça, que morre de medo da justiça do Juiz Moro, muito mais próxima que ele possa imaginar…

Jorge Chequer
22/11/2015 às 19h04min
Identificamos esse bom texto no diagnóstico elaborado pelo Dr.Ednei Freitas (psiquiatra),
que não deve ter utilizado esforço maior para
definir aquela aberração de Garanhuns.

JBT
22/11/2015 às 19h03min
Esse senhor continua, desculpem-me, iniciou a sua campanha a presidência da República do Brasil. Eu, não sei os(as) senhores(as), meus patrícios, tenho razões de sobra pra buscar um lugar, noutro país. O que me impede: a idade e a saúde; juntando-se a isso não tenho condições financeiras para imigrar. Nunca imaginei, nunca sonhei, mesmo com as más escolhas que fiz e com a herança (maravilhosa) genética dos meus ancestrais (que tanto me amaram), que me sentiria tão indefeso no país onde nasci.

Hebe
22/11/2015 às 18h54min
Elle já é corado de tanta 51 que elle toma!É o maior cara de pau e trambiqueiro!

Alberto Santo Andre
22/11/2015 às 18h30min
Para mim só existe uma frase que define, sem retoques, o que e exatamente, lula, embora tenha que usar duas com a mesma conotação, super Pinóquio, e maior cara de pau do mundo. Ele não sofisma, apenas e mais um grande safado e extremo mentiroso, e, portanto como disse o filosofo Cortella, uma vez, você só usa o nome de sua mãe se não for mentir, pois senão você não pode dizer que foi parido, e lula, não o foi com toda a certeza.

Alberto Santo Andre
22/11/2015 às 18h24min
Para quem conhece lula desde os idos do inicio da década de setenta como eu o conheço, ele afirmar que tem vergonha na cara e como dizer que um elefante possa voar somente em estórias de Walt Disney, pois se existe um cara safado e maior mentiroso, e cara de pau que lula ate hoje não me foi apresentado nestes meus mais de sessenta anos de vida, qualquer duvida , perguntem ao Pazzianoto e ao Paulo Vidal neto, que foram colegas e convivas de lula, desde o inicio da década de setenta.

Stanislaw Frotamendes
22/11/2015 às 17h57min
O Sr. Lula é catedrático na arte de sofismar, diria até Doutor mesmo. Deveria, com todo esse conhecimento e desenvoltura, promover a criação oficial de um curso acadêmico no qual todos os membros do PT seriam seus alunos de carteirinha.

Maria-Maria
22/11/2015 às 17h51min
Petralhão? Que petralhão?


Nenhum comentário:

Postar um comentário