Total de visualizações de página

domingo, 22 de janeiro de 2017

É a democracia, estúpidos!



Em meu artigo na Folha de hoje, explico por que a crise nos presídios representa uma ameaça também à ordem democrática

Por Reinaldo Azevedo, 20/01/2017,
 www.veja.com.br

Depois de alguma hesitação, o governo federal parece ter-se dado conta do que está em curso no país. As rebeliões nos presídios não constituem apenas uma ameaça à segurança pública – e isso já seria grave o bastante. A questão é, sim, de segurança nacional. A barbárie agride as instituições, os fundamentos do estado democrático e um padrão mínimo de civilidade do qual não podemos abrir mão. O que estamos dispostos a fazer em nossa defesa?

O governo federal tem se comportado de modo adequado nestes 20 dias da fase mais aguda da crise. A propósito: se alguém esconde uma grande ideia que consiga conjugar mais eficiência com ainda mais rapidez, que não se faça de rogado. Até porque o que se tem até agora é muito pouco quando nos damos conta do atraso no setor. Os enfezados de hábito estão certos na sua preguiça de pensar: nenhuma das medidas adotadas vai “resolver” o problema. Então é preciso dizer o que resolveria.

O país em que presos são mortos e estripados por seus pares assiste, algo inerme e conformado, a mais de 50 mil homicídios por ano. O Brasil mata mais do que qualquer das guerras em curso no mundo. As organizações criminosas que dominam as cadeias também tiranizam morros e periferias.

Comentários

Michel Carvalho
 
E mesmo o governo federal agindo corretamente grande parte da imprensa (inclusive a Veja sob nova direção!) tenta fritar o Ministro da Justiça, de forma, a meu ver, vergonhosa e irresponsável.

Roberto
 
Vejo reportagens em vários veículos, mas o que mais chama atenção são as opiniões de “especialistas” globalizados que, em qualquer atitude emergencial que se tome, de antemão já são erradas. Mais interessante ainda é que os jornalistas evitam perguntar qual seria a solução. Só uma jornalista, chamada Leilane, tentou pressionar um advogado(prof. USP) que só estava criticando o governo federal, achando que a responsabilidade não era dos estados. Ela fez a mesma pergunta umas 3 vezes e, as 3 vezes ele não respondeu qual seria a solução. Percebi a insatisfação da apresentadora, com razão. Criticar a situação dos presídios é fácil, difícil vai ser “especialistas” arrumarem soluções. Ninguém conseguiu dizer como os policiais devem entrar em um presídio, e se caso houver resistência, como proceder já que os Direitos Humanos não entram junto, só criticam o depois.

Sandra

Imposto não vai rolar. A classe média não se intimida mais com pito. O PT tentou e o termo coxinha virou elogio. Mas o Congresso pode pagar para ver.

Alex Sandro Vieira
 
A democracia está correndo um sério risco, há 13 anos digo isto, olha o resultado!!!

Tutti
 
Cortei relações com um jornalista que admirava por causa da perseguição implacável ao ministro Alexandre de Morais. Tive de concordar com Caetano, de perto ninguém é normal. A bem da verdade, não gosto da metralhadora giratória que a maioria dos jornalistas usa em vez da caneta. Isso não leva a soluções.

João Carlos Peronio
 
Por que não processá-los, todos eles por destruição do patrimônio publico e condená-los com multas?
E ainda mais algum tempinho fechados?

Paulo Henrique
 
Mais duas bobagens que a direita burra está dizendo nas redes sociais.
OBAMA FOI UM PÉSSIMO PRESIDENTE
Só não conseguem explicar os 55% de aprovação!
SE OBAMA TIVESSE SIDO UM BOM PRESIDENTE, TERIA DADO A VITÓRIA AO PARTIDO DEMOCRATA
Hillary teve TRÊS milhões de votos a mais do que Trump. Isto prova a popularidade de Obama. Foi o antidemocrático Colégio Eleitoral que colocou o candidato MENOS votado na Casa Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário