Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O direito de ampla defesa não inclui a licença para mentir



O jogo sujo dos bacharéis do Instituto Lula consolidou a certeza de que falta alguém em Curitiba

Por Augusto Nunes, 23/12/2016,
www.veja.com.br

Os advogados de Lula destacados para combater a Lava Jato na frente curitibana são capazes de ver com nitidez assombros inacessíveis ao olhar dos seres normais. Eles conseguem enxergar, por exemplo, a luz da compaixão na face oculta de um degolador do Estado Islâmico. Ou traços de doçura e tolerância na alma de um black-bloc. Ou, ainda, a marca da clemência no coração de um estuprador compulsivo. Em contrapartida, não conseguem enxergar os limites da desfaçatez, nem a linha divisória onde acaba a veemência e começa a boçalidade. É natural que gente assim imagine que o direito de ampla defesa inclui a licença para mentir.

Heráclito Fontoura Sobral Pinto ensinou que o advogado é o primeiro juiz da causa. Se o cliente matou alguém, o doutor que o defende não pode negar a existência do homicídio — tampouco alegar que o autor do crime, ao atirar no peito da vítima, no fundo pretendia explodir a própria testa. O papel reservado a advogados éticos, explicou o grande jurista, é a apresentação de atenuantes que abrandem a pena e, caso tornem justificável o assassinato, livrem o cliente da prisão. Os que exterminam a verdade não são mais que rábulas dispostos a tudo para impedir que se faça justiça. A essa linhagem pertencem os doutores a serviço do ex-presidente metido (por enquanto) em cinco casos de polícia.

Ainda bem que Sobral Pinto não viveu para ver o Brasil degradado e envilecido por 13 anos de hegemonia do clube dos cafajestes. Certamente seria tratado como otário pela turma que se orienta nos tribunais pelo primeiro mandamento de todas as ramificações da imensa tribo dos canalhas: os fins justificam os meios. Manter Lula fora da gaiola é o fim que justifica mentiras, mistificações, chicanas, vigarices e todos os golpes abaixo da cintura do juiz Sérgio Moro. O vale-tudo repulsivo, tramado há poucas semanas num jantar que reuniu sacerdotes da seita que tem como único deus o celebrante de missas negras, tem sido escancarado nas audiências presididas pelo magistrado que personifica a Lava Jato.

Os bucaneiros escalados para o fuzilamento da lei, da ética, da moral e dos bons costumes interrompem falas dos representantes do Ministério Público, dirigem-se aos gritos a Moro e, a cada dois minutos, exigem a submissão do juiz às quatro palavras mágicas: direito de ampla defesa. Conversa fiada. O pelotão dos data vênia sonha com a voz de prisão por desacato à autoridade que até agora não ouviu. Nem ouvirá, avisa quem conhece o alvo das provocações. Desprovido de argumentos, desculpas, pretextos ou explicações minimamente aceitáveis, que amparassem ao menos a montagem de um simulacro de defesa, Lula merece a presidência de honra do Movimento dos Sem-Álibi.

Uma a uma, as invencionices foram demolidas por provas e evidências contundentes. Lula se fantasiou de perseguido político. Sítios e apartamentos o devolveram à condição de criminoso comum. Fez-se de vítima de rancores de Moro. Virou réu em vários processos por decisão de outros magistrados. Denunciou uma trama arquitetada para liquidar o PT. A maluquice ruiu com as baixas feitas pela Lava Jato no PMDB e com a entrada de políticos do PSDB no pântano do Petrolão. A adoção da estratégia do jogo sujo só serviu para consolidar a certeza de que falta alguém em Curitiba.

Quem age assim não merece o benefício da dúvida. Nem precisa de julgamento: no Brasil democrático, nenhum inocente jamais fugiu do juiz.

Comentários

Pedro Augusto Ferreira
 
Ainda poderão sentir saudades dos Procuradores de Curitiba.
Como dizia a americana Kate Lyra “Brasileiro é tão bonzinho”.

Lucas Daniel
 
A IMPRENSA ESCONDE LULA E JANENE
No resto da América do Sul, a imprensa revela os nomes dos presidentes da República citados no acordo da Odebrecht.
Isso ocorre na Argentina, no Peru, na Venezuela.
No Brasil, só O Antagonista cita Lula e Dilma Rousseff.
O Antagonista

Antonio Carlos Ferreira
 
O advogado político, caracterizado por Sardou, em Rabagas, ainda pode apresentar feição mais degradante para a honra da profissão.

Quando os negócios se misturam no escritório do causídico e as empresas, as companhias, as concessões, os privilégios, os monopólios, entram a disputar-lhe a preferência, é muito provável que o curso da advocacia siga por leito diferente do que, normalmente lhe traçam as leis nas Instâncias Judiciárias. Há canais ocultos por onde deslizam polpudas negociatas, abrangendo vastíssima cumplicidade. É o domínio dos brasseurs d’affaires na senda do crime como falam os franceses.

De vez em quando estoura uma das comportas submersas dessa canalização clandestina e o escândalo vem à tona, num torrentoso desaguar de concussões, peculatos e prevaricações de toda a sorte. Entra o advogado com a sua parte de conhecimento das leis, dando forma jurídica aos negócios empreitados, ou realizados. É o que toca na participação do bolo.

Registra a história a crônica desses gigantescos escândalos, que rebentam a face da sociedade, carreando-lhe a vasa dos abismos do crime contra a fé pública e a moralidade administrativa. E, em menores proporções que seja a corrupção é a mesma: – ausência de escrúpulos, insensibilidade moral, e finalmente um pervertido sendo de probidade. Carvalho Santos cita processos dos brosseurs d’affaires, de antigamente e por que não de hoje. Assim ‘Mercadet’ de Balzac, com a sátira dos costumes e dos homens do mundo financeiro no tempo de Napoleão III; Saccard em l’Argent, de Zola, documento psicológico das paixões, das vergonhas, da série imensa das traficâncias dos financistas e parasitas que formam uma classe de exploradores, e outros como Ibsen no Jean Gabriel Borkman e muitas outras criações de comédia de Plauto, às sátiras de Horácio e Juvenal, até hoje na moldagem variada de bio tipos sociais, com insensibilidade, vaidade, e fundamentalmente a inconsciência dos criminaloides financeiros, e empreendedores de obras públicas ou não. O ganho fácil, a desnecessidades de estudos, as aparências de valimento oficial, terminariam por perdê-los a todos, como aconteceu na Lava Jato considerada quando o maior escândalo de corrupção, nacional e internacional de todos os tempos e épocas do mundo. Consta que o Dr. Teixeira, que assumiu com seu escritório a defesa de Lula, não agora, mas há muitos anos desde os tempos de São Bernardo e o Sindicato dos Metalúrgicos. E pode-se vê-lo em todos os casos da família Lula, tendo sido até indiciado em um dos processos da lava jato. Evidente está que a defesa de Lula deveria estar em outras mãos, para que não assistíssemos o deplorável depoimento do zelador do famoso triplex. O simples zelador foi intimidado na presença de todos pelo advogado que conduzia a defesa, inclusive quanto às perguntas do Ministério Público, violando o processo penal, portando-se de maneira inadequada, pois tentou a intimidação. O tiro saiu pela culatra. É isto ainda que longo o comentário o que está se sucedendo na defesa do Lula, homem vulgar, despido de caráter e princípios. Sua defesa ficará difícil ante o fato de ser um ‘protegido’ do causídico, companheiro de indiciamento, que levará os processos até o fim. Podemos estar certos que não serão somente ‘cinco’ os processos, mas advirão, pois foram oito anos de má gestão, e influenciou mais cinco de sua ‘pupila’ que também não deverá escapar. Augusto beleza de artigo. Sincero e correto um exemplo de jornalismo puro. Desculpe o exagero do comentário, mas é que tenho ouvido tanta bobagem que me causa indignação pela insensatez e pouco conhecimento jurídico.

Jorge Luís dos Santos
 
O vitimismo é a estratégia desse criminoso. Engana-se o leigo e o cidadão comum que a acusação estaria despreparada. Não está! A defesa sabe disso, e está desesperada. Não seria bom prender o patife agora. Como mártir da safadeza, ele quer ir – isso sim! – para a cadeia. É lá que teria a ideal “ressonância” dessa estratégia que corrói a paciência de Moro. Os chamados “trâmites de estilo” estão em andamento. No momento certo, a espada da Justiça baixará, e o opróbrio não deixará de infectar esse criminoso vil e desgraçado! Sejamos pacientes. Essa aparente “lentidão judicial” face à prisão do Chefão do Petrolão é premeditada e calculada. Quando o rato for mandado à gaiola, ninguém dará atenção porque a vítima será reconhecida como vilã até mesmo pelo mais ignorante. É uma questão de tempo…

Gil Lúcio
 
O SHOW DA JUSTIÇA AMERICANA
O Departamento de Justiça Americano (DoJ) agindo no silêncio foi cirúrgica no combate à corrupção praticada pela Odebrecht e Braskem.

Obteve provas irrefutáveis do envolvimento de Lula, seus ministros, senadores e do alto escalão da Petrobras no assalto bilionário que envolveu 12 países.

As duas empresas que compravam o Poder Executivo e o Legislativo, ainda falta apurar o possível envolvimento do Poder Judiciário e do TCU.

As empresas abriram o bico apenas depois que o DoJ comprovou de forma irrefutável o propinoLula montado no governo do PT. Depois que a casa caiu aceitaram fazer delações.

O DoJ estabeleceu uma multa de 4 bilhões de dólares para a Odebrecht e Braskem e aceitou negociar pela metade. A Braskem recuperou o preço de mercado no mesmo dia

Os nomes só serão revelados depois que os responsáveis procuradores americanos tiverem a certeza absoluta de que os envolvidos não serão inocentados. Os agentes do DoJ sabem que se fizerem denuncias vazias perdem o emprego e o Estado tem que ressarcir as vítimas. Se prejudicam a empresa investiga os investidores vão para cima do governo. 

Na impressa americana não se ouviu um único vazamento. O lema da Justiça Americana é primeiro trabalha, mostra resultado e só depois comunica a galera. Eles sabem que também precisam manter os empregos da galera e não é permitido destruir as empresas.

Enquanto os EUA comemora 3.5% de crescimento, o Brasil amarga uma queda de 10% do PIB nos últimos dois anos. Enquanto, os USA vive a era do pleno emprego, o Brasil tem 12 milhões de desempregados.

Com a palavra os fanfarrões promotores brasileiros que convocam coletivas e jogam para a galera os indícios de crime descoberto. Trump criticou duramente a política de Obama de anunciar com antecedência as operações militares. Os dois casos é um exemplo claro de burrice e servem apenas para alertar os corruptos, no caso do Brasil, ou os assassinos no caso das ações militares americanas.

A galera em nada ajuda no combate à corrupção ou nas ações militares. Na verdade, se a galera ajudasse o Timão seria o eterno campeão. Já os corruptos têm tempo de sobra para destruir provas.
Gil Lúcio Almeida, PhD

Tristão Martins Rodrigues Martins
 
Taí, um texto lava a alma de quem não agüenta mais ouvir e ver as apelações imorais desses mercenários de causas perdidas, onde a afronta, o desrespeito, as mentiras, a dissimulação e a arrogância, substituem a ética e enxovalha com a mais sórdida intenção a nobre missão que salvaguarda o direito e a justiça. Parabéns Augusto, tens feito o papel de nosso advogado.

Márcia de Oliveira Almeida
 
Pois é! O engraçado é que ainda ontem li na matéria do Carlos Brickman, que até agora não há INDÍCIO de irregularidade de Lula. O Brickman ficou doido, da onde ele tirou essa?

Fábio Luís Inaimo
 
Vez em quando aparece um aqui, saído de marte o planeta vermelho! Rubro como a cabeça de Lula se esgoelando com a cara cheia de cachaça.

Cleide Bragliollo
Bom presente de Natal: ver os escândalos internacionais, envolvendo o PT e Lula, repercutirem na imprensa americana. Com que cara ficam os chicaneiros de Lula que diziam ser perseguição política, usando isso como base para a denúncia junto à ONU? E como ficam os esquerdistas (muitos!) alojados na ONU, que apoiaram e incentivaram essa tolice?

Edgard
 
O pior político na mão do melhor juiz assombra e revela a face do crime no Brasil!

Iluminati
 
Esses rábulas da advocacia são da seita TUDO POR DINHEIRO. Ética? O q é isso?

Antonio Rubens Fagundes Pereira
 
Desacato não é mais crime, portanto a estratégia terá que ser mudada urgentemente. Essa direitona sindicalista personificada por Lula, PT e séquitos já morreu, só falta deitar.

David Ferraz
 
TUDO AOS ARREDORES DO PT É LIXO. Ele fez do roubo e da mentira sua natureza. Seus políticos, advogados e comparsas são o que são. É da sua natureza. ROUBAR E MENTIR

J.B. Cruz
 
Quanto mais se posterga a prisão de lula, mais se aprofunda o ódio, tormento e amargura em suas palavras e tensão na sociedade...

Roberto Sanches
 
Mentiroso contumaz; cachaceiro contumaz… o molusco etílico jamais dirá qualquer verdade, pois, só sabe mentir… e beber (muito)!!!

Rose Armando Salvador
 
Diante dos fatos, a argumentação aleatória não pode ser prescrita como real direito de defesa, em qualquer situação, e todos os motivos de adiamento do processo deverá ser instrumento de ônus e agravamento da pena, pois fere de morte a sociedade civil.

João Marcos Guimarães
 
O Lula é muito esperto e usará todos os meios para se defender mesmo que sua situação o torne indefensável. Depois das mudanças os blogs ficaram chatos e nada práticos. Sou leitor assíduo e os abro, pelo menos, 5 vezes ao dia.

Roberto
 
A palavra usual das esquerdas cara-pintadas é conspiração. Era assim com Fidel e Chávez e é assim com Maduro, Evo, Lula, Dilma, Lindbergh?Farinha, e outros candidatos a ditadores. A palavra mágica é “CONSPIRAÇÃO”. Vejam, um jornalista chama Bachar Al-Assad de ditador sanguinário e o mesmo jornalista chama Fidel de Presidente Revolucionário, e não de ditador e notem… no mesmo canal, na mesma hora, no mesmo programa jornalístico. É questão de opinião. A liberdade de imprensa é uma dádiva divina. A idiotice também.

Senhor Ideologia
 
Quem é Lula? A não ser um individuo desprezível que traiu a sua nação. Ele pode tentar o que quiser. Acabou. Esse partido de doentes acabou. E o nosso país, está quase acabado, mas vai se reerguer;

Beatriz
 
Augusto, texto excelente. Parabéns!

Julio Rodrigues Neto
 
Antes, enriquecia-se com Empresas de Auditoria e Palestras. Hoje, com Mágica. Amanhã, será com MILAGRES.

Antonio Renovável
 
QUE TEXTO!!! Deveria ser impresso e colocado em cada esquina das ruas desse nosso amado Brasil, não como eles falam: “ESSE PAÍS”, parece que os vermelhos PTralhas tem nojo desse NOSSO Brasil. Eles falam do Brasil com desprezo, prestem atenção nisso.

Marcelo De Souza
 
Já’ que os EUA entraram na historia, seria interessante traçar uns paralelos com aquele país, no que se refere ao caso em questão:

1. A figura do “Contempt”. Advogado, promotor, testemunha, que não respeita o rito da Corte e’ preso sumariamente por Contempt (desacato). Ate’ mesmo a forma que se dirigem ao juiz e’ regulada de maneira que os advogados do Lula já’ deveriam estar presos;

Mentira: E’ crime mentir a autoridades. Perjúrio (mentir sob juramento) e’ muito serio. No Brasil, mentir e’ visto como uma coisa natural no decorrer do processo.

Fuga: Fugir da Justiça normalmente aumenta a punição, seja de condenado já’ cumprindo a pena ou de procurado pela Justiça. No Brasil, a fuga e’ considerada um “direito” do individuo. Por ai’, se vê o quão longe estamos de outras sociedades que levam a Justiça a serio.

Fernando Santos
 
Confesso que fui enganado pelo molusco da primeira vez e votei nele, esperando ética e um país melhor para todos viverem. Quando veio o Mensalão e a figura que foi mais de metade da vida sindicalista e político, ou seja, cobra criada (jararaca, como ele mesmo se define) disse que “foi traído e não sabia de nada”, tive certeza que se tratava de um estelionatário e tratei de não votar nunca mais nele, nem no “partido mais honesto do mundo”. Depois, com o país mergulhado na maior crise moral e econômica, com o Petrolão vindo à tona, este senhor, dando a maior prova de seu cinismo, usa EXATAMENTE a mesma defesa anterior: “fui traído e não sabia de nada”, como se tratasse de uma inocente freirinha do interior de MG e não uma “jararaca com anos e anos de peçonha”. Agora, anos depois, esse “santo inocente” continua mentindo loucamente e impune, mesmo com uma quantidade enorme de delações contra ele, negócio escusos nunca explicados, propriedades que nunca são dele, etc. … E o que é mais impressionante: temos uma quantidade razoável de pessoas que defendem este senhor, verdade que a maioria por conveniência, mas alguns por inocência que beira a idiotice.

Ivo Leser
 
E ainda solto??!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário