Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de maio de 2017

A 2ª Turma do STF é o caminho mais curto para a saída da cadeia



José Dirceu sabe o que Bumlai guarda em sigilo e muitíssimo mais. O guerrilheiro de festim foi o subchefe de Lula

Por Augusto Nunes, 03/05/2017,
 www.veja.com.br


 “Este é um caso complexo e triste da nossa própria história”, disse Gilmar Mendes, no início do voto que decidiria o pedido de habeas corpus de José Dirceu, preso desde 3 de agosto de 2015 e condenado por Sérgio Moro a 32 anos e um mês de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Por alguns instantes, algum desavisado pode ter imaginado que o ministro do Supremo Tribunal Federal estava se referindo ao maior escândalo de corrupção já noticiado no país. 

Errou, mostraria a continuação da fala que colocaria em liberdade o subchefe do mensalão e um dos protagonistas do petrolão: “Não podemos nos ater à aparente vilania dos envolvidos para decidir acerca da prisão processual. E isso remete à própria função da jurisdição em geral, da Suprema Corte em particular. A missão de um tribunal como o Supremo é aplicar a Constituição, ainda que contra a opinião majoritária”.

Ex-advogado do PT, Antônio Dias Toffoli também decidiu ajudar o antigo companheiro. “A prisão preventiva não pode ser utilizada como um instrumento antecipado de punição”, afirmou o ministro que, na semana passada, livrou da cadeia o pecuarista José Carlos Bumlai e o ex-assessor do PP João Cláudio Genu.

Terceiro voto a favor, Ricardo Lewandowski foi além: “O risco de reiteração é remotíssimo”, delirou. “Não se pode impor ao paciente que aguarde preso indefinidamente eventual condenação no segundo grau de jurisdição”.

A decisão por três votos a dois provou que o caminho mais curto entre uma cela e o portão de saída da cadeia começa e termina na sala em que delibera a 2ª Turma do STF. Na semana passada, esse atalho foi percorrido por Bumlai, o empresário vigarista que, no governo do amigo Lula, entrava sem pedir licença no Palácio do Planalto. Hoje, foi utilizado por José Dirceu.

O sonho de todo condenado em primeira instância é ser libertado antes que sejam descobertos os crimes que não confessou. É esse o caso de Bumlai e de Dirceu. Premiados com a devolução do direito de ir e vir, ambos se dedicarão em tempo integral a obstruir a Justiça e ocultar provas (ou destruí-las).

O fazendeiro espertalhão ainda mantém no baú dos pecados mortais um punhado de bandalheiras de altíssima voltagem. Sobre o assassinato do prefeito Celso Daniel, por exemplo, ele sabe muito mais do que a imprensa publicou.

O guerrilheiro de festim conhece bem o que Bumlai guarda em sigilo e muitíssimo mais. Ele foi o subchefe de Lula. É provável que só saiba menos que o comandante supremo da maior seqüência de assaltos aos cofres públicos da história do Brasil.


Comentários

MAYCON
 
Essa decisão foi um aceno ao Palocci. Parece que o STF teme as delações desses dois indivíduos. Será que é porque ministros dessa corte estariam envolvidos? Seria o primeiro caso na história de um ministro do STF sendo processado na própria corte. Claro que não daria em nada, mas já seria um avanço. Sim, porque está ficando claro que pode haver envolvimento com políticos ladrões! Também é fato que muitos desses ministros do STF foram advogados desses ladrões (por ex. Lewandowisk, Dias Tofolli...). Está na hora da população mostrar a sua força e que esses “supremos” são na verdade SERVIDORES PÚBLICOS em sua essência. O que aconteceu foi uma demonstração de conivência, quase de entrelaçamento com os criminosos libertados. À exceção de alguns, trata – se de um Supremo Tribunal de Falcatruas.

Edson Puiatti
 
Brasil – País em que o rato reclama do queijo

Heitor Zanini
 
Chego a maldizer os militares que GOVERNARAM esse país após 1964 pela incompetência dos mesmos em não ter eliminado de vez esse tipo de traidores da pátria como o que foi agora libertado, a ex-presidente e seu chefe e toda essa catrefa de vagabundos.

Alfredo
 
Quem indicou o tal Ricardo para o supremo? Dizem que foi a Maria. Amiga da mãe dele.

WGP
 
Só para lembrar (…)

Na primeira noite eles se aproximam

e roubam uma flor

do nosso jardim.

E não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem;

pisam as flores,

matam nosso cão,

e não dizemos nada.

Até que um dia,

o mais frágil deles

entra sozinho em nossa casa,

rouba-nos a luz, e,

conhecendo nosso medo,

arranca-nos a voz da garganta.

E já não podemos dizer nada. (…)

No Caminho, com Maiakovski
(Eduardo Alves da Costa)

Ahilto Wandermurem Filho
 
Este Supremo é a nossa maior vergonha. Turma animadora de mau caráter. Estes criminosos deveriam ser julgados pelo plenário e não somente por esses abonadores dá segunda estância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário