Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Dilma troca eficácia governamental por sobrevivência política



Novo ministério expõe o "dilema dos políticos" de Barbara Geddes: quanto maior a necessidade de sobrevivência política do presidente, menos eficaz será seu governo

Por Sergio Praça, 02/10/2015, www.veja.com.br

Apesar de discursar, agora a pouco, sobre medidas que reduziriam gastos administrativos dos ministérios (incluindo redução de 10% do salário dos ministros), o tom da reforma ministerial é: menos eficácia governamental, mais chances de sobrevivência política.
O primeiro golpe na eficácia governamental foi o corte de despesas geral do governo, extinguindo programas como o Ciências Sem Fronteiras e inviabilizando vários outros. Só saberemos o efeito completo do corte no fim do ano.
Mais ministérios para o PMDB implicam menos eficácia governamental. Este é o trad-off analisado por Barbara Geddes em seu clássico “Politician’s Dilemma” (University of Califórnia Press, 1996). Ela analisa o período democrático de 1945-1964 e aponta que presidentes querem três coisas: terminar o mandato, governar com eficácia e construir uma base organizacional própria para disputar eleições futuras.
Segundo Geddes, cada um desses objetivos requer uma estratégia específica. Para construir apoio organizacional para eleições, o presidente deveria nomear apenas filiados a seu partido para cargos no governo. Para governar com eficácia, o presidente optaria por um governo tecnocrático, focado em extrair o melhor da expertise de funcionários concursados. Finalmente, para conseguir terminar seu mandato, presidentes ameaçados conseguiriam apoio parlamentar distribuindo muitos cargos tanto para seu partido quanto para parceiros da coalizão.
Essa última estratégia é a que se desenha a partir de hoje para o governo Dilma. Ao anunciar cortes administrativos, a presidente tentou maquiar o fato de que as políticas públicas que prometeu na campanha terão chances ainda menores de serem implementadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário