Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

PEC que submete STF ao Congresso seria reação ao julgamento do mensalão, diz Marco Aurélio Mello



Por Zero Hora, 25/04/2013, 
www.zerohora.com.br

Ministro da Suprema Corte considera inconstitucional o projeto de autoria de deputado petista
Após a aprovação, na Comissão de Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que submete decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) ao Congresso, o ministro Marco Aurélio Mello, integrante do tribunal, qualificou a matéria como inconstitucional e "extravagante". 
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade desta quinta-feira, Mello afirmou que a PEC, de autoria do deputado petista Nazareno Fonteles, do Piauí, pode ser uma represália contra o julgamento do mensalão.
— Não posso presumir o excepcional, o extraordinário. Mas a primeira leitura que se faz, sem o aprofundamento da matéria, é de que haveria uma reação ao julgamento da Ação Penal 470 [o processo do mensalão], mesmo porque a comissão [a CCJ] é integrada por dois deputados que foram condenados: [José] Genoino e João Paulo Cunha — disse.
Antes, o ministro havia deixado claro que considera a sujeição do STF ao Legislativo um atentado ao texto constitucional:
— Até aqui, desconsideraram a Constituição Federal, mais precisamente o artigo 60, que é claríssimo ao revelar que não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir, em primeiro lugar, a forma federativa de Estado, em segundo lugar, o voto direto, secreto, universal e periódico, e, calhando na espécie, vem o item 3: a separação dos Poderes. Pela Constituição, a última palavra cabe sempre ao Judiciário. É o denominado "primado do Judiciário".
Apesar de reprovar a decisão da CCJ, Mello diz acreditar que a matéria não será aprovada pelo Congresso.
Comentários:
Vicente
Estou perplexo! Se aprovarem esta medida, será instalada uma ditadura branca. Estes senhores, que combateram os anos de chumbo, estarão dando um golpe maior. O único poder, ainda existente, é o STF. Se quiserem silenciar este órgão, Será que seremos Cuba do sec.21???

Aguiar
Estes políticos corruptos se imaginam dono do Brasil.

Jean Carlo
Mais uma proposta vergonhosa do legislativo brasileiro. Primeiro querem limitar a ação do MP e agora adquirir poder de chancela do STF. Legislam em causa própria e pela impunidade. E essa linha vai longe, controle de imprensa, desarmamento, limitação da ação da justiça. Isso é democracia?

Alan Kevedo
DURMA-SE COM UM BARULHO DESSES "Em lista com mais de 200 profissões, repórter é a pior profissão" Essa notícia deixou-nos contristados, pelo motivo de a imprensa, e tudo que a ela pertença, ser para nós de fundamental importância à democracia plena. Como para confirmar o adágio que "notícia ruim nunca vem sozinha" fico sabendo que o Legislativo quer "diminuir" outro Poder, no caso, o Judiciário, criando obstáculos ao Supremo Tribunal Federal, por que este deu de fazer justiça. Só pode ser. E mais. Fico sabendo, também, que querem impedir o Ministério Público de investigar, e querem, ainda, "amordaçar" a velha e boa imprensa. Só faltou, mesmo, lá naquela pesquisa sobre profissões, alguém dizer que atualmente, no Brasil, a profissão mais rentável é o pastorado, iniciando como obreiro até o apostolado, mas podendo ascender a anjo, a arcanjo e finalmente à divindade. Agora entendo o porquê de as FEMEN estarem chegando, com tudo. 

Nevile
Creio que não haja ninguém contra a condenação de políticos desonestos, eles têm que ser julgados e, se existir provas, devem ser condenados. O que a população não concorda e que tirou a credibilidade do STF, foi condenar sem provas. Isso ocorria na época do golpe e não agrada ao povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário