Total de visualizações de página

domingo, 12 de outubro de 2014

Esses gestores geniais...



Por Renato Gava - Interino, 03/10/2014,
Por que a contagem de assassinatos feita pelo Diário Gaúcho sempre é bem maior do que a da Secretária de Segurança? Basicamente, são dois motivos: o órgão conta apenas uma morte por ocorrência (não importa se cinco pessoas tenham morrido na ação) e, no caso de encontro de cadáver, mesmo que o corpo tenha 20 perfurações de bala, também não entra na conta (para a secretária, pode ter sido suicídio).
A pasta está de parabéns. Tem uma maneira inteligentíssima de reduzir a violência na Região Metropolitana. Investir em policiais, viaturas e investigação? Claro que não. É mais prático muda a forma de mostrar os números. Assim, em um canetaço, está resolvido o problema das mortes. Econômico. Rápido. Genial.
Nessa linha, dá para melhorar a fórmula. Exemplo: passar a não colocar mais na estatística os mortos entre 1h e 6h da manhã. Para que contar esses casos se quase todo mundo está dormindo de madrugada? É só deixar de relacioná-los e pronto, está definida uma redução drástica no número de homicídios.
O problema dessas medidas é que nem todo mundo entende o “esforço” e “genialidade” dos responsáveis pela segurança no Estado. O Diário Gaúcho é um. Insiste em achar que cada morto é um caso diferente e se recusa a acreditar em suicídios com mais de dois tiros. Essa “mania” do jornal foi grande responsável, no ano passado, pela criação de mais quatro delegacias especializadas em homicídios na Capital. Sem dúvida, o DG é a pedra no sapato desses “solucionadores” de problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário