Total de visualizações de página

domingo, 27 de novembro de 2016

Ainda que se aprovasse anistia, o que não acontecerá, Temer avisa: ele vetaria



Passamos alguns dias sob a égide da Loura do Banheiro, que seqüestra criancinhas, ou do Homem do Saco, que rouba os infantes para fazer sabão

Por Reinaldo Azevedo, 26/11/2016,
 www.veja.com.br


A anistia ao caixa dois ou a quaisquer outros crimes a este relacionados, como sabemos, não passa de uma invenção de alguns tolos na qual alguns espertalhões fingem acreditar. Como já deixou claro o ministro Gilmar Mendes, do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, se e quando caixa dois passar a ser crime, a lei não poderá retroagir para punir. Assim quer a Constituição. E eventuais outros crimes serão punidos na forma da lei.

O fato de a armação ser impossível, como aqui se disse desde o começo, não impede que alguns políticos tentem nela se aventurar. Vamos supor que alguns malucos insistissem nessa estupidez e apresentassem uma emenda com esse conteúdo. Digamos que uma bobagem assim fosse aprovada. Para que se transformasse em lei, teria de passar pelo crivo do presidente Michel Temer. A ele caberia sancionar ou vetar a proposta.

E o presidente já avisou a mais de um interlocutor: se uma maluquice como essa prosperar, ele vetará.

Pronto! Nem seria preciso esperar que o Supremo se encarregasse de liquidar a dita “anistia”, como certamente o faria. O próprio presidente abortaria a iniciativa. E fez questão de deixar isso claro.

É assim que se faz.

De um lado da peleja, o dos parlamentares, há, sim, um misto de má-fé e ingenuidade. A má-fé está em acreditar que se possa usar de alguma mão de gato jurídica para escapar da lei. Entre os ingênuos, há quem advogue a independência do Parlamento, que não poderia ficar sob a tutela do Ministério Público Federal.

Do outro lado da linha, estão os espertos do MPF. Perceberam que contam com o apoio de amplos setores da população, que vêem neles os instrumentos para punir corruptos, para hipertrofiar o seu poder e para desmoralizar o Parlamento. Daí a verdadeira campanha que move um dos Poderes da República.

Que fique claro:  os procuradores queriam aprovar um pacote de medidas contra a corrupção que, na sua forma original, macularia gravemente o Estado de Direito. Houve uma justa reação negativa no Congresso. E o relatório do deputado Onyx Lorenzoni é fruto dessa reação. O conteúdo fascistoide das propostas foi rejeitado, mas os senhores procuradores nunca se conformaram com isso.

Foi no seio do MP que começou a grita contra uma suposta “anistia”, embora Rodrigo Janot e seus bravos soubessem, desde o princípio, que algo assim não teria chance de prosperar. E por que fingiram acreditar, concederam entrevistas, fizeram o diabo?

Como revelou o procurador Carlos Fernando, eles estavam apenas vestindo as luvas de boxe para lutar contra o Congresso. O objetivo era desmoralizar o Poder para, então, passar adiante o que lhes desse na telha.

Bem, agora a brincadeira acabou. O MPF vai ter de procurar outro motivo para achincalhar o Congresso. A síntese é a seguinte:

a: não deve haver emenda nenhuma de anistia;

b: se houver, deve ser recusada;

c: se não for recusada, será vetada pelo presidente;

d: ainda que não fosse, o Supremo a liquidaria.

Vale dizer: isso tudo é uma rematada estupidez.

Passamos alguns dias sob a égide da Loura do Banheiro, que seqüestra criancinhas, ou do Homem do Saco, que rouba os infantes para fazer sabão.

comentários

Roberto
 
Finalmente o Temer está fazendo o correto.

Marcelo
 
1-O Congresso pode derrubar o veto do Presidente, em sessão conjunta, por maioria absoluta dos deputados e senadores (art. 66, §4 da CF). 2-Se uma lei entrar em vigência, prevendo alguma anistia (extinção da punibilidade), mesmo que o STF a declare inconstitucional no mesmo dia, ela ainda sim terá aplicação a todos os casos que tratou, mesmo que temporariamente, por ser mais benéfica.

 Ernie
 
O quer dizer “ainda que”? Agora virou uma “possibilidade”?

Temer teria uma baita dificuldade para vetar a “possível” anistia. Seria como queimar as próprias vestes. Não tem saída ou como diz o povo; se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Ele e todos nós dependemos que a maioria do congresso vote e aprove as reformas. Caso Temer vete a possível anistia, muitos, senão a maioria dos canalhas que estão no congresso vão retaliar e negar os 2/3 necessários para prosseguir com as reformas da economia. Dane-se o Brasil. Se Temer não vetar tanto ele como nós vamos ver, ai sim, a revolta do fim do mundo com resultados desconhecidos.

Existe um monte de “se”s (condicionais) para a tal anistia progredir, mas, infelizmente, eu já vi muita coisa na política brasileira onde o congresso conseguiu vencer inúmeros “se”s para implantar algo do interesse deles ou para não se “desgastar” com o eleitorado ignaro. Se passar pelo congresso só nos restaria o duvidoso STF declarar inconstitucionalidade. Eu respeito muito o Gilmar Mendes e sei que ele fala com a voz da razão! Só que existe também, talvez uma maioria, de pessoas que são profissionais da justiça que dizem que a anistia é sim uma possibilidade concreta. Talvez até no STF? Afinal não é o congresso que fazem as leis? Onde está escrito na Constituição que o congresso não pode aprovar uma lei de anistia? Eu não achei! Só com um triplo carpado hermenêutico. Não foi o congresso que aprovou a lei da anistia da ditadura, apesar de lá ter havido crimes de sangue? E o STF negou qualquer revisão? Espero não tenhamos que “pagar para ver”!

A saída? A população de Brasília inteira ir às portas do congresso na terça feira e promover um vomitamento geral naquele gramado diante do congresso… Quem sabe isto não intimidaria esta maioria silenciosa porque envergonhada! Envergonhada? Só que não!

Décio
 
A proposta é uma franca abolitio criminis aos delitos anteriores ao caixa 2. Só não se usa a expressão “anistia”, porque não precisa.

Danilo
 
Temer começa a governar. Enquanto, tomar medidas que, engrandeçam e aumentem a credibilidade da Nação, e beneficiem a população, terá o apoio dos brasileiros que amam o Brasil e dariam sua vida por Ele.

O povo exige o fim dos privilégios de qualquer tipo, que o congresso, não elabore leis para beneficiar criminosos e sim para puni-los, não legislem em causa própria, mas em favor da Nação, que o judiciário se espelhe na “Lava-Jato” e faça sua assepsia tão necessária e o executivo governe com ética, parcimônia, eficiência e eficácia.

Luiz Silva
 
Só o STF. O veto pode ser derrubado. A vontade da maioria prevalece no Congresso Nacional. Só o STF, mesmo assim, só depois de ser evocado. Mesmo com o país em chamas só se pronunciam assim.

Flavio
 
Caro Reinaldo, até o STF julgar inconstitucional, muitos seriam perdoados… inclusive os presos da lava jato,

E o que vc tem a falar sobre o fatiamento do impeachment. O STF fez alguma coisa contra este crime.

João Roberto Pires de Campos Neto  
 
Sem anistia, Vaccari delata

Brasil 26.11.16 07h07min

João Vaccari Neto vai delatar?

De acordo com a coluna Radar, da Veja, sim.

Se a anistia não passar, ele já decidiu entregar os companheiros.

A emenda apresentada por deputados lulistas, como mostrou Miguel Reale Jr, foi feita sob medida para anistiar os crimes cometidos por João Vaccari Neto, em particular a lavagem de dinheiro por meio do caixa 1.

Ronalde
 
Viva a pressão popular, viva a internet! Há alguns anos atrás, isso seria impossível.

Rosane
 
Reinaldo, ontem fui dormir MUITO CHATEADA para não falar um palavrão. Sou uma mulher de negócios e estamos diante de um país parado e lá em Brasília vemos o Temer fazendo besteira (já deveria ter demitido o Gerddel no primeiro dia da denúncia), a Câmara fazendo besteira, o MPF e a justiça fazendo besteira e os investidores voltando a ficar preocupados… Ontem obtive má noticia sobre um investimento que estávamos para fechar, devido a esta grande insegurança que se instalou esta semana, outra vez, no Brasil. É assim que eles querem resolver o problema do Brasil? É assim que eles querem reverter este quadro de recessão? É assim que eles querem recuperar os empregos? Só consegui dar risada ontem, quando vi o vídeo o Lula “confessando” que o Triplex é dele, mas isto na prática não vale nada, foi somente uma pequena diversão diante de uma semana tão perversa!

Paulo
 
Melhor cortar o mal pela raiz e não votar nada ou simplesmente ignorar, pois tem as barreiras de Temer e STF???

O que vocês acham???? Vamos confiar em Temer e principalmente neste STF?

Gaudério
 
Antes disso, Temer afirmou que aprovaria o que viesse do congresso... dá pra confiar???

Willians Cunha
 
Temer pode vetar porque sabe que sua batata está assando… e quanto mais ele toma decisões, mais sua gestão fica confusa e estagnada.

Líli
 
Caro Reinaldo. Também era inconstitucional o fatiamento do impeachment, e foi... fatiado!!!

Dá para confiar?Abs.

Demóstenes
 
Ahy vareia, depende dos ventos, mas graça as mídias Sociais acabou o tempo de fazer a coisa tudo por debaixo dos panos. Hoje está tudo mundo antenado, trem bate no Irão, dois segundos o mundo inteiro já está sabendo.

Jornalistas Ferrenhos como R.A e muitos outros Honestos, são imortais, ele não se vendem pelo poder

Sergio R.
 
Não haverá somente porque o quarto poder se manifestou fazendo muito barulho. Se dependesse somente dos podres poderes, há esta hora a história poderia estar sendo contada de maneira diferente. E com um final nada bom para a democracia.

Nelson André Hofer de Carvalho
 
“Ainda que se aprovasse anistia, o que não acontecerá Temer avisa: ele vetaria”
Aí depende. Temer não é de confiança. . .

Giovanni
 
São, de fato, dias estranhos, Sr. Reinaldo. Essa conversa de anistia a caixa dois (sempre praticado, nunca punido), ministro gravando ministro e indo espontaneamente à PF (ministro usando influência para faturar é coisa comum entre nós), Gleise Hoffmann dando lição de moralidade (é também comum, mas não deixa de surpreender o grau de hipocrisia da senadora e dos petistas de plantão nas redes sociais, a reverberar tamanha cara de pau). Ainda acredito que 2017 nos trará alguma esperança de dias melhores.

Roberval
 
Se não faz diferença então que não se vote. Só de ver diferentes partido de esquerda e direita unido para aprovar essa medida já é de se desconfiar…

Carlos
 
E está liquidada a questão: assim como não podia, por inconstitucional, fatiar o impeachment, também não haverá de se falar em anistia. Acreditemos todos!

Paulo Roberto
 
Espero que a anistia do caixa 2 seja reprovada já, pela câmara! Essa história de Temer vetar cheira a golpe, ele veta depois a base derruba o veto, simples assim! Aí nós vamos ficar dependendo das togas, e Só Deus saberá do resultado!

Nereu Baptista
 
Então, há males que vem pro bem... Com esse imbróglio todo Temer falou alguma coisa boa, vetaria boa!

Vetor
 
Ao : V E NpTo!
…ReAcToR ao ReLLeNpTo…


Nenhum comentário:

Postar um comentário