Total de visualizações de página

domingo, 19 de junho de 2016

O Brasil precisa ser passado a limpo



Por Juremir Machado da Silva, 13/12/2012
www.correiodopovo.com.br

A corrupção é um dos maiores problemas brasileiros. Esse é um clichê que se mostra tão irrefutável quanto certa loucura dos argentinos. Só eles ainda são capazes de não voltar para o segundo tempo de uma decisão. São uns Tigres, uns monstros, uns românticos, o legítimo bando de loucos. Chega a ser admirável. Há neles algo que os brasileiros não conseguem mais fazer.
Argentinos julgam seus ditadores e os colocam na cadeia.
Hoje, aniversário do AI-5, é um ótimo dia para se lembrar disso.
Nossos torturadores jamais foram julgados e punidos.
Já os que se opuseram ao regime militar foram presos, torturados, cassados, mortos, obrigados a viver no exílio, julgados e condenados.
Dois pesos, duas medidas.
A corrupção segue o mesmo caminho.
Eu, que jamais tive partido, posso falar tranquilamente: a corrupção serve, acima de tudo, para a luta política das oposições contra o poder e para abastecer a mídia de manchetes que provocam muito alvoroço.
Era assim quanto o PT estava na oposição e o PSDB mandava no Brasil.
É assim agora, com as posições invertidas. Ainda mais que, neste momento, a mídia extremamente conservadora, que odeia as reformas sociais dos governos Lula e Dima, sente-se mais à vontade para atacar e cobrar.
Mas o faz, apesar das más intenções, com razão.
Lula precisa ser investigado.
As denúncias de Marcos Valério são graves e devem ser levantadas pelo Ministério Público, que não pode se omitir por razões políticas.
É fundamental que provas sejam apresentadas. E, se forem, as punições devem acontecer. Assim é que se faz em democracias consolidadas.
O Brasil precisa ser passado a limpo desde a redemocratização.
O período Collor foi objeto de muita investigação e pouca condenação.
Os governos de FHC ainda não foram realmente investigados.
Por que não?
Já ouço o coro: argumento petista!
Eu me lixo para o PT.
Mas li “A privataria tucana”.
É uma lama interminável.
E a compra da emenda da reeleição por FHC?
Quando entrará em julgamento o mensalão mineiro?
Lula precisa ter a sua vida devassada. Essa história da morte do prefeito Celso Daniel não pode continuar mal resolvida. A denúncia de que o Banco do Brasil cobrava pedágio de contratos publicitários para o PT é escabrosa. Freud, esse do PT, não o da psicanálise, tem de cair do divã e explicar mais o recimento de dinheiro do mensalão para pagar dívidas pessoais do presidente Lula.
Está na hora de o Brasil sair da luta política e entrar na busca de esclarecimento. Há uma turma que só quer sangrar o PT. Outra, só quer retaliar o PSDB. É pouco. Todo mundo sabe que há muito de podre sob os tapetes dos reinados de FHC e Lula. Acontece que só a era Lula tem preocupado o STF, a mídia tucana e uma parte da população que não consegue esconder, nem faz questão, o seu ideologismo escatológico e incomensurável.
Eu proponho um pacto: todos contra a corrupção. Investigação completa e imediata de todas os casos duvidosos deixados para trás. Um mutirão do Ministério Público, da Polícia Federal e do STF para esclarecer tudo.
Não podemos mais criticar Hugo Chávez por suas reeleições e não tirar a limpo se, de fato, FHC deu um golpe branco e comprou a emenda que lhe garantiu a sua reeleição, fazendo do doutor um caudilho elegante.
Se Lula e FHC cometeram crimes, devem ser julgados e, quem sabe, se condenados, dividir cela. Getúlio Vargas botou na cadeia o seu guru, Borges de Medeiros, e o ex-presidente brasileiro Arthur Bernardes. Mandou os dois para a Ilha do Rijo para que pudessem colocar seus assuntos em dia.
Há matéria na mídia suficiente para enquadrar FHC e Lula.
Seria interessante aplicar a Teoria do Domínio do Fato aos dois.
É claro que Lula sabia de tudo sobre a compra de votos da direita.
É claro que FHC sabia de tudo sobre a compra da emenda da reeleição e sobre os negócios da privataria. As evidências são acachapantes e fétidas.
Eu torço para que Joaquim Barbosa encarne ainda mais o seu papel e resolva ir além da encenação fácil. Ele percebeu que o seu momento de glória tinha chegado. Eu faria o mesmo. Chama para si tudo o que possa aumentar a sensação de que entendeu o clamor do povo.  Indica que vai faxinar o Brasil.
Está na sua mão pressionar para que o país seja passado a limpo.
No Congresso Nacional, deveria acontecer uma CPMI do FHC e do Lula.
Ou se investiga tudo e todos, ou é só luta política e jogo de mídia.
Estou com os argentinos.
É tudo ou nada.
Eu começaria a grande limpeza anulando a Lei da Anistia, que fere o direito internacional, para que torturadores possam ser julgados.
O nosso problema é a falta de visão de conjunto.
Desde 1989 que quadrilhas se sucedem no poder. Sai uma, entra outra.
Collor foi julgado por pressão do PT.
O PT está sendo julgado por pressão do PSDB e da mídia.
Quem julgará o PSDB e quando?
Isso nada tem a ver com simpatia partidária, que sou imune a todas, mas com isonomia, equilíbrio, justiça, clareza, igualdade de tratamento e seriedade.
Quem diz o contrário, o faz por ideologia antipetista.
É o cara que fala: o PT encheu o saco de todo mundo, agora está pagando.
Tradução: atrapalhou os nossos negócios, precisa ser trucidado. Se não o tivesse feito, poderia ser perdoado. É o discurso do olho por olho.
Quem está de fora, não pode entrar no jogo. Investigação para todos.
Já!
Ou é melhor ficar no vestiário e não voltar para o segundo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário