Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2016

Planalto e deputados do "Centrão" retiram apoio a Eduardo Cunha



Veja, 13/06/2016,
www.veja.com.br

Conselho de Ética deve votar parecer pela cassação do presidente afastado da Câmara nesta terça

Eduardo Cunha está ficando isolado. O presidente afastado da Câmara dos Deputados perdeu o apoio do Palácio do Planalto, do PMDB e do Centrão (maior bloco parlamentar informal do Congresso) na luta para manter o mandato, segundo o jornal o Estado de São Paulo.  Cunha está sendo pressionado por antigos aliados para que renuncie ao cargo na direção da Casa, e pela Operação Lava Jato. 

Entretanto, o deputado reluta, pois vê a preservação do mandato como única forma de não ser preso – ele teme que seus processos sejam remetidos a primeira instância e fique sob cuidados do juiz Sérgio Moro.

Conforme a reportagem do jornal O Estado de São Paulo, na semana passada Cunha foi procurado por dois parlamentares do Centrão, grupo que ajudou a criar. Ambos o aconselharam a renunciar, pelo bem do governo do presidente em exercício Michel Temer. Cunha se descontrolou e, aos gritos, disse que jamais tomará essa atitude. A medida seria vista como sinal de enfraquecimento, e isso poderia tornar inevitável a cassação em plenário.

O medo do PMDB e do Planalto é de que Cunha, num gesto de vingança, possa fazer acusações contra Temer e o partido. No Planalto, a avaliação é de que Cunha se tornou um fator que só atrapalha o governo.

Entre os parlamentares do "Centrão", a convicção é de que a “criatura se tornou maior do que o criador”, conforme a definição de um líder ao falar do grupo e de Cunha. O objetivo do bloco é manter o poder sobre o comando da Câmara e fazer o sucessor do presidente afastado da Casa.

Estadão conteúdo


Nenhum comentário:

Postar um comentário