Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

PT pagou campanha em El Salvador ilegalmente, diz jornal



Executivos da Odebrecht revelaram em delação premiada que partido destinou 5,3 milhões de reais oriundos de caixa dois, segundo Folha de S.Paulo

Da redação, 03/12/2016,
 www.veja.com.br

O dinheiro teria sido pago em 2008 para apoiar a candidatura de Mauricio Funes, que venceu a disputa naquele ano

O PT destinou 5,3 milhões de reais pagos pela Odebrecht via caixa dois para a campanha presidencial em El Salvador. As informações constam da delação premiada dos 77 executivos da empreiteira, fechada nesta semana, segundo informações da Folha de S.Paulo.

De acordo com a reportagem, o dinheiro teria sido pago em 2008 para apoiar a candidatura de Mauricio Funes, que venceu a disputa naquele ano. Os recursos teriam sido enviados pelo ex-marqueteiro de campanha do PT, João Santana, a Vanda Pignato, ex-mulher de Funes.

Vanda é brasileira e foi militante do Partido dos Trabalhadores da década de 1980 até 2010. Ela se separou do ex-presidente salvadorenho no ano passado e, através de e-mail, negou as acusações. Atualmente, Vanda é secretária de Inclusão Social em El Salvador.

A Odebrecht diz na delação que o dinheiro teria sido oriundo do crédito em recursos ilícitos que o PT tinha junto à empreiteira, segundo o jornal. O desconto teria sido autorizado com a autorização do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um ex-sócio de João Santana disse à Folha que o marqueteiro confidenciou a ele ter feito o trabalho a pedido do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário